Governo do Amapá promove circuito científico para despertar interesse de estudantes pela pesquisa em diversas áreas do conhecimento
Evento acontece nesta sexta-feira, 23, na Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castilho, em Macapá, com a participação de alunos do ensino fundamental e médio.

O Governo do Amapá está promove nesta sexta-feira, 23, o Circuito Científico Planet Plus para alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Lucimar Amoras Del Castilho, em Macapá. O objetivo é demonstrar aos jovens estudantes as possibilidades ofertadas pelas áreas do conhecimento e despertar o interesse deles pela ciência e pesquisa.
A programação consiste em apresentações de professores e estudantes de cursos do ensino superior para criar um ambiente lúdico e interativo de aprendizagem integrada de ciências, matemática, biologia, física e tecnologias. Ao longo de todo o dia, os estudantes participam de palestras, oficinas, jogos interativos, experimentos científicos e demonstrações tecnológicas.

Segundo a idealizadora do projeto, a professora Thalia Barros, o evento estimula o pensamento crítico e a curiosidade científica, proporcionando uma aprendizagem diferenciada e ampliando o repertório teórico e prático dos alunos. Essa é a segunda edição do circuito, que também busca estreitar laços entre escola, universidades e centros de pesquisa.

“A educação no Amapá já está em um movimento de engajar a iniciação científica, e o nosso objetivo é que os alunos tenham conhecimento do que está sendo produzido nas nossas universidades para que eles tenham um novo olhar para o ambiente que os cerca. Então, eles sendo instigados a observar e questionar, eles poderão desenvolver suas próprias pesquisas”, explica Thalia.
Entre as atividades disponíveis, estava a apresentação de espécies de animais estudadas em laboratório, como borboletas, vespas, besouros e fósseis, o que despertou o interesse da estudante Marina Lindoso, de 13 anos, que cursa o 8º ano do ensino fundamental.
“Eu estou achando muito incrível porque vejo a oportunidade de ter um futuro brilhante. Vimos esses animais e é muito bom aprender um pouco deles para ter cuidado quando encontrarmos com eles. Eu sempre gosto muito de saber sobre os animais, a antiguidade e curiosidades da ciência, é bem legal”, diz a estudante.

Para o professor de matemática da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Júlio Pontes, propostas inovadoras como essa são essenciais para a educação e a ciência no estado, e contribuem tanto para o aprendizado dos alunos da educação básica quanto para a formação de futuros professores e pesquisadores.

“A proposta é eles voltarem para as escolas públicas, principalmente, mostrando essa perspectiva de trazer novas metodologias e metodologia por meio de jogos, para trabalhar a questão do raciocínio lógico-matemático e aprimorarmos o ensino. A maioria das construções são feitas com materiais de baixo custo e alternativos, que os professores da educação básica também podem replicar nas suas aulas”, explica Júlio.
O projeto também conta com a parceria do Instituto Federal do Amapá (Ifap), da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da empresa Master Tec Refrigeração.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!