Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uso de tecnologia na educação em sala de aula é tema de capacitação do Governo do Amapá para educadores

O intuito é que os participantes incorporem tecnologias inovadoras, a fim de proporcionar experiências mais dinâmicas, interativas e eficientes para os alunos do ensino público.

Por Ana Anspach
26/05/2025 18h15
Governo do Estado realiza curso ‘Tecnologia Aplicada na Educação’ em Macapá

O Governo do Amapá realiza o curso “Tecnologia Aplicada na Educação”, com a meta de qualificar profissionais para o uso da inteligência artificial, gamificação, aprendizagem híbrida e ferramentas digitais. O objetivo principal é integrar a tecnologia de maneira eficaz no ambiente educacional, potencializando a participação dos alunos nas aulas, para melhorar os resultados pedagógicos.

Coordenado pela Escola de Saberes Públicos (Esap) do Amapá e ministrado pelo facilitador Jeferson Castro, a capacitação utiliza uma abordagem educacional que visa a combinação da tecnologia com o desenvolvimento humano integral, enfatizando a criatividade, a empatia, o pensamento crítico e a colaboração no ambiente escolar.

Com uma abordagem prática e voltada à realidade da rede pública, o curso propõe reflexões sobre o papel da tecnologia na aprendizagem e apresenta recursos digitais que podem ser incorporados ao planejamento pedagógico. Entre os temas abordados estão metodologias ativas, plataformas educacionais, produção de conteúdo digital e os desafios éticos do uso da tecnologia na educação.

Participantes da área da educação desenvolvem habilidades digitais
O curso é ministrado pelo facilitador Jeferson Castro

“A missão é orientar os cursistas para fomentar boas práticas do uso de tecnologias e otimizar o processo de ensino aprendizagem. Ensinamos o uso da inteligência artificial, da realidade virtual aumentada e como agilizar a prática docente. O debate é desafiador e também passa pelas leis educacionais e pela ABNT, que fundamentam a prática docente, assim nos desafiamos a melhorar nossas atividades e levar excelência no serviço público para a sala de aula”, declarou Castro.         

Coordenadora de Planejamento e Articulação Institucional da Esap, Andréia Carvalho

Segundo a coordenadora de Planejamento e Articulação Institucional da Esap, Andréia Pinheiro de Carvalho, a proposta é apoiar os educadores no desenvolvimento de práticas inovadoras, capazes de estimular o protagonismo dos estudantes e ampliar as possibilidades de ensino-aprendizagem.

“A iniciativa faz parte do programa ‘Vitrine de Oportunidades Formativas’, que visa contribuir para a formação continuada dos servidores públicos, fortalecendo as políticas educacionais. Nesse caso, aprender a desenvolver habilidades e competências digitais é essencial para o mercado educacional”, destacou a coordenadora.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação