Pescadora realiza o sonho do crédito rural durante ação integrada realizada pelo Governo do Amapá em Oiapoque
Rosilaria Galibi, conquistou uma importante vitória: conseguiu um crédito rural pelo Pronaf B, impulsionado pelo Governo do Estado.

O Governo do Amapá impulsionou o fortalecimento da agricultura familiar em Oiapoque com a realização de uma ação integrada de apoio e logística na sexta-feira, 23. O evento foi sediado na Associação dos Pescadores do município e atendeu mais de 180 pessoas.
Entre os beneficiados, está a pecadora Rosilaria Galibi, que realizou o sonho do crédito rural pelo Pronaf B durante ação integrada. Com mãos calejadas pelo trabalho no rio e um sorriso contagiante ela relatou como vai investir o crédito.

"Esse valor será investido na compra de uma embarcação própria, um sonho antigo que agora se torna realidade. Para mim o barco não é apenas um bem, mas um instrumento de trabalho essencial. Vou poder pescar mais e melhor. Minha produção vai triplicar", contou com os olhos brilhando de expectativa.
Mas a pescadora não para por aí. Já faz planos para o futuro: "Quero pagar esse crédito certinho e, quem sabe, fazer outro mais pra frente. A gente vai crescendo aos poucos", afirmou com determinação.
Dona Rosilaria é um exemplo da força e da coragem das mulheres da pesca artesanal e mostra como o acesso ao crédito pode transformar vidas e fortalecer a economia.
O diretor-presidente do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Jorge Rafael, destacou a importância da ação para o desenvolvimento do setor produtivo local.
"Com os documentos em mãos, os produtores poderão acessar crédito rural, vender seus produtos a programas institucionais, além de garantir benefícios futuros como aposentadoria rural, licença maternidade, entre outros", explicou Rafael.

Antônio Tavares, pescador de Oiapoque, recebeu o certificado do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e comemorou a conquista. “Estou muito feliz por receber esse documento. É um passo importante para nossa regularização e também para ter acesso a linhas de crédito que vão me ajudar a conquistar meus objetivos", declarou Antônio.
Os participantes receberam serviços fundamentais como:
- Emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF);
- Regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR);
- Acesso a linhas de crédito;
- Capacitações;
- Consultorias;
- Orientações sobre piscicultura;
- Programas de incentivo ao desenvolvimento sustentável.
A iniciativa é fruto do trabalho conjunto do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agências de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Diagro), além das Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Pesca e Aquicultura (Sepaq) e Desenvolvimento Rural (SDR). Essa trabalho é feito de forma integrada com as políticas de crédito do Governo Federal através da parceria com o Banco da Amazônia e a Caixa Econômica Federal.
Serviços oferecidos na ação:
- Rurap: emissão de CAF e elaboração de projetos de crédito rural;
- Sema: orientações para o licenciamento ambiental, regularização do CAR e inscrição no Floresta+ Amazônia;
- Diagro: atualização cadastral e ações de educação sanitária;
- Sepaq: cursos de piscicultura e elaboração de projetos;
- Banco da Amazônia: oferta de crédito rural em todas as linhas de financiamento do Plano Safra do Governo Federal;
- Caixa Econômica Federal: oferta de microcrédito rural e atendimento ao Pronaf B.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!