Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Em cinco dias, Governo do Amapá e órgãos federais realizam mais de 600 atendimentos durante 4ª Caravana Rural, em Porto Grande

Desde o início do ano, 1,3 mil agricultores foram beneficiados com ação que garante acesso a crédito rural, programas de apoio e pagamentos por serviços ambientais.

Por Alexandra Flexa
26/05/2025 10h02
Medida fortalece a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável

O Governo do Amapá, integrado com os órgãos federais, realizou a 4ª edição da Caravana de Atendimento Rural. A atividade percorre os municípios do estado, levando serviços ambientais gratuitos para as comunidades rurais, e nesta última edição, encerrada na sexta-feira, 23, em Porto Grande, foram registrados 602 atendimentos.

Os assentamentos de Nova Colina, Nova Canaã, Manoel Jacinto e Munguba, além das comunidades do Matapi, Cupixi, Peixe-boi, São Joaquim e arredores receberam a ação. Entre as ofertas de serviços, 210 foram para emissão e atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), ofertado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e 80 para inscrição no Floresta+ Amazônia.

Ação garante acesso a crédito rural, programas de apoio e pagamentos por serviços ambientais

Até o momento, nas quatro edições da caravana, conseguiram ser alcançados 1.369 agricultores familiares. Após sete anos de espera, a ribeirinha e produtora Valdineia Pantoja, moradora do assentamento Manoel Jacinto, se emocionou ao fazer a emissão do CAR da propriedade rural e inscrição no Floresta+. 

“Depois de sete anos correndo atrás, agora está aqui, eu consegui meu CAR, um documento tão necessário para nós. O governador Clécio Luís merece toda gratidão por estar nos proporcionando essa oportunidade, esse documento era o que eu precisava para o manejo de açaí e criar meu negócio para melhorar a renda”, declarou Valdineia, emocionada.

Ribeirinha e produtora, Valdineia Pantoja, com o criador de aves e peixes, Erivaldo Tavares

O secretário de Estado do Meio Ambiente em exercício, Cássio Lemos, destacou o entusiasmo com os resultados do esforço conjunto das instituições parceiras e a importância de fortalecer a agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável. 

“Os dados positivos refletem o trabalho conjunto de nossas equipes de profissionais que atuam na ponta, ofertando um serviço humanizado que dialoga e atende a comunidade rural. Uma marca de todo um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governador Clécio, que atua diretamente na valorização de nossos produtos locais e num modelo econômico que conhece e beneficia o meio ambiente”, enfatizou Lemos.

Entre as ofertas de serviços, 210 foram para emissão e atualização do Cadastro Ambiental Rural

Com planejamento para melhorar os investimentos na criação de ave, peixe e manejo de açaí, o ribeirinho Erivaldo Tavares afirmou que a documentação garantida na 4ª edição da Caravana de Atendimento Rural garantiu o acesso a linhas de crédito rural para investir na propriedade, localizada no assentamento Manoel Jacinto.

“A gente sai daqui satisfeito, consegui resolver minhas pendências e agora a gente vai poder melhorar nossa produção, a renda familiar e ter melhor qualidade de vida. Antes era muito difícil esses documentos, agora não, é tudo mais rápido e com bom atendimento”, declarou Tavares.

Cadastro Ambiental Rural

O CAR garante acesso a crédito rural, programas de apoio e pagamentos por serviços ambientais. Desde o início da atual gestão, em 2023, o número de cadastros saltou de 6 mil para, aproximadamente, 16 mil, o que significa que mais agricultores estão buscando regularizar as propriedades rurais.

Coordenador de Articulação Institucional e Analista Ambiental da Sema, Igor Lemes

“A regularização e o cadastro ambiental fortalecem ainda mais os indicadores positivos do Amapá, impulsionando práticas sustentáveis na produção de alimentos. Tudo isso aliado a conservação da floresta nativa, característica que nos mantém bem-posicionados no cenário nacional”, reforçou o coordenador de Articulação Institucional e Analista Ambiental da Sema, Igor Lemes.

Floresta+ Amazônia

O Programa Floresta+ Amazônia garante remuneração financeira a agricultores familiares pela preservação da vegetação nativa. É uma iniciativa que valoriza o pequeno agricultor, financiada pelo Fundo Verde para o Clima (GCF), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). 

Coordenador local do Floresta+ Amazônia, Alan Góes

"Integrar o Floresta+ nas ações de atendimento rural potencializa ainda mais esse alcance, aproximando o programa das comunidades e levando informação, oportunidade e valorização de quem protege o meio ambiente", afirmou Alan Góes, coordenador local do Projeto.

Durante a ação de Atendimento Rural, além da emissão e atualização do CAR e inscrição no Floresta+, os agricultores recebem serviços fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar, como:  

  • Emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF);
  • Acesso a linhas de crédito;
  • Capacitações e consultorias;
  • Orientações sobre piscicultura;
  • Regularização fundiária;
  • Programas de incentivo ao desenvolvimento sustentável.

Também são oferecidos diversos serviços pela CEA Equatorial. Confira:

  • Negociação de débitos;
  • Parcelamento de contas;
  • Retirada de juros, multas e correções monetárias;
  • Solicitação de nova ligação elétrica;
  • Reclamações por falta de energia.

Políticas públicas e meio ambiente

Integram as ações de Atendimento Rural pelos 16 municípios os Institutos de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), de Terras do Estado do Amapá (Amapá Terras), as Agências de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), de Fomento do Amapá (Afap), e as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Pesca e Aquicultura (Sepaq) e do Desenvolvimento Rural (SDR). Nesta 4ª edição da atividade, a concessionária de energia do estado, CEA Equatorial, também realizou atendimentos.

No âmbito federal e nacional, a ação conta com Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA), o Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária (Incra), Banco da Amazônia (Basa), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

A ação de atendimento rural reflete o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar. Além de garantir e viabilizar para os produtores, políticas públicas que promovam um modelo de desenvolvimento sustentável inclusivo do ponto de vista social e econômico no Amapá. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!