'Tecnologia que garante respostas mais rápidas e eficientes', diz governador Clécio Luís na entrega de celulares conectados ao Ciodes
Parte do programa "Amapá Mais Seguro", os 75 aparelhos são integrados diretamente com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.

Durante a entrega de 75 aparelhos celulares ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), nesta segunda-feira, 26, o governador Clécio Luís destacou que a iniciativa faz parte do programa "Amapá Mais Seguro", que desde o início da gestão vem promovendo a integração das forças de segurança, avanços em tecnologia, inteligência e os maiores chamamentos de novos agentes da história do estado.
Os celulares terão integração direta com o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp+). A plataforma nacional centraliza informações e aciona, em tempo real, policiais que estejam patrulhando em viaturas, auxiliando no atendimento ágil de ocorrências.

"A segurança pública do Amapá tem um planejamento estratégico definido até 2030. Estamos promovendo uma revolução na forma de cuidar da segurança, com tecnologias que permitem registrar e acompanhar as ocorrências em tempo real, garantindo respostas mais rápidas e eficientes. Tudo isso, somado a um atendimento bom e ágil, contribui para gerar aquilo que todos chamam de sensação de segurança aos cidadãos", destacou Clécio Luís.

Investimentos na Segurança Pública
Na ocasião, o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, José Lima Neto, apresentou um balanço dos seus dois anos e três meses à frente da pasta. O momento marcou sua despedida do cargo, pois o gestor seguirá novos desafios no Estado do Ceará como juiz federal substituto.
Durante sua gestão, o Amapá registrou em 2025 uma redução de 19% nos homicídios em comparação a 2024, mantendo uma tendência de queda iniciada em 2023. Mais de R$ 1 bilhão foram investidos na área e mais de 2,8 mil concursados foram convocados para reforçar a segurança pública. Além disso, 11 dos 16 municípios do estado apresentaram queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

“O governador Clécio Luís fez um compromisso de manter os investimentos que eram feitos pela gestão anterior. Mas ele não só manteve, ele aumentou de uma forma muito expressiva esses investimentos. Nós deixamos uma segurança pública, acho, em condições bem melhores do que encontramos, assim cumprindo a determinação da política de enfrentamento das organizações criminosas. Nós pautamos as nossas ações para isso”, declarou o secretário, emocionado.
Reforço nos atendimentos do Ciodes

O coordenador do Ciodes, capitão Diego Alves, reforça que os novos aparelhos se somam aos 800 rádios digitais — portáteis, móveis (instalados em viaturas) e fixos (destinados às unidades operacionais) — entregues pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para reforçar o atendimento de ocorrências nas ruas.
“Não é só o rádio agora, que continua sendo operado, mas também o telefone celular com internet, garantindo uma comunicação mais eficiente. É uma redundância que vai melhorar o serviço lá na ponta da linha, que é o atendimento ao cidadão”, explicou o coordenador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!