Governo do Amapá faz busca ativa de novos artesãos em Vila Velha do Cassiporé, no município de Oiapoque
Objetivo é facilitar o acesso à Carteira Nacional do Artesão para quem reside em locais distantes garantindo o reconhecimento profissional na atividade.

Com a finalidade de identificar e cadastrar novos artesãos, o Governo do Amapá realizou uma busca ativa na área rural do município de Oiapoque, no extremo Norte do estado. A ação ocorreu neste domingo, 25, na comunidade Quilombola de Vila Velha do Cassiporé e fez parte da Caravana do Trabalho e do Empreendedorismo.
Foram cadastrados 20 pessoas que trabalham com a produção de peças em cipó, madeira e fios (crochê). Os dados foram inseridos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) para emissão da Carteira Nacional do Artesão.

"A busca ativa que realizamos tem como principal finalidade, ir ao encontro dessas pessoas, identificá-las e reconhecê-las oficialmente como artesãos em nosso estado. Muitos têm dificuldades de se locomover até a capital (Macapá) em busca do benefício no qual tem direito. Então, o Governo do Amapá está indo até elas através da caravana, para garantir esse acesso", pontuou Marcelino Flexa, secretário do Trabalho e Empreendedorismo do Amapá.
Os cadastros foram realizados pela Coordenadoria Estadual do Artesanato da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete). A apresentação da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, de uma peça artesanal acabada de autoria do artesão e uma peça para ser finalizada, são exigências obrigatórias para realização do cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão.

Em Vila Velha do Cassiporé, a Sete promoveu ainda uma palestra sobre a base conceitual do artesanato brasileiro, os benefícios para quem tem a identidade de artesão e o "passo-a-passo" para acessar o documento. Foi anunciado, também, uma qualificação aos artesãos, por meio de um Termo de Fomento.
Importância da carteira
A Carteira Nacional do Artesão é um documento que reconhece e formaliza o artesão como um profissional da atividade, permite o acesso aos editais para participação em feiras e eventos locais, em outros estados e até fora do País, além de cursos de qualificação e oficinas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!