‘É valorização e respeito à nossa cultura’, diz tocador homenageado com Prêmio Mestre Jorge concedido pelo Governo do Estado
Marcus Vinicius, de 28 anos, dividiu a emoção da homenagem com o filho Dominic, de apenas três anos.

A emoção marcou a noite de segunda-feira, 26, no Museu Sacaca, em Macapá, onde aconteceu cerimônia de entrega da 2ª edição do Prêmio de Cultura Mestre Jorge. A honraria, concedida pelo Governo do Estado, homenageou 120 tocadores de caixa de marabaixo e instrumentos de batuque, zimba e sairé.
O prêmio é coordenado pela Fundação Estadual de Políticas de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo. Durante a cerimônia, um dos homenageados, Marcus Vinicius Paes, de 28 anos, dividiu a emoção do momento com o filho, Dominic Figueiredo Riboli Paes, de apenas três anos.
“O Prêmio Mestre Jorge é a valorização e o respeito à nossa cultura. Me sinto feliz em dividir esse momento com meu filho, com minha família e muitos outros tocadores”, disse o homenageado.
Marcos participa das rodas de marabaixo desde os 11 anos, e recebeu a homenagem pela União dos Devotos de Nossa Senhora da Conceição (UDNSC), da comunidade de Igarapé do Lago.

Outro homenageado foi Pedro Nascimento, de 68 anos. Ele vem da comunidade de Abacate da Pedreira, onde o toque de marabaixo é parte importante da festividade em honra a São José, realizada na região.
“A melhor homenagem é aquela recebida em vida. Cada reconhecimento serve de motivação e nos motiva a continuar nessa caminhada”, diz Nascimento.


Conforme a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, o Prêmio Mestre Jorge é mais uma ferramenta para promover a diversidade cultural, incentivando a troca de experiências entre marabaixeiros e reforçando a representatividade social.
“O marabaixo é feito por pessoas que atuam em diferentes frentes e aqui reconhecemos a importância dos tocadores de caixa para a manutenção e fortalecimento dessa cultura que é patrimônio do Brasil. É reconhecimento, mas também é agradecimento”, destaca a gestora.

Os nomes escolhidos representam mais de 50 grupos, entre marabaixo, batuque, zimba e sairé, de diferentes comunidades. O prêmio ratifica o reconhecimento da importância do fazer cultural dos homenageados para a manutenção da cultura e das tradições afro-amapaenses.
Na ocasião, o governador do Amapá, Clécio Luís, também assinou o decreto que oficializou o título de Embaixador do Marabaixo ao artista Carlinhos Brown.

Valorização do marabaixo
O Governo do Estado valoriza e apoia a cultura marabaixeira. O investimento é recorde para o Ciclo do Marabaixo 2025: R$ 2,5 milhões, fruto de recursos do Tesouro Estadual e de emenda destinada pelo senador Randolfe Rodrigues.
Para a edição deste ano, a organização anunciou diversas novidades. Entre elas, dois eventos esportivos: uma corrida de rua e um "pedal" que irão percorrer os barracões que realizam a festividade. Ainda estão previstos os lançamentos de uma cartilha, uma revista e um documentário sobre a cultura marabaixeira amapaense.
Outra novidade, é a primeira edição do projeto “Marabaixando entre Versos e Ladrões pelas plataformas digitais: O cantar do Marabaixo, dos tradicionais barracões para o mundo”, uma iniciativa do Governo do Amapá que promoveu a gravação de 16 faixas de "ladrões" de Marabaixo, levando os cantos tradicionais para as principais plataformas de streaming, na internet, e ampliando seu alcance para além dos barracões e rodas culturais.

Central do Ciclo
Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Amapá evidenciou a cultura marabaixeira com a Central do Ciclo do Marabaixo, espaço montado no Centro de Cultura Negra, no Laguinho, como prévia da grande programação. Em abril, o espaço foi a grande vitrine dos fazeres religiosos e culturais do que os grupos realizam nos barracões durante o Ciclo, mostrando os rituais, os elementos, a culinária e a tradicional gengibirra.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!