Projeto de iniciativas tecnológicas do Governo do Amapá leva ensino da matemática modernizado para 51 mil estudantes
Escolas estaduais dos 16 municípios receberão kits para implementação de novas metodologias; professores já foram capacitados.

O Governo do Estado lançou na segunda-feira, 2, o Edutech Amapá, um projeto que integrará ferramentas tecnológicas ao ensino de matemática para 51 mil alunos do ensino fundamental 2 da rede estadual. As escolas dos 16 municípios do estado serão beneficiadas com essa iniciativa, que já capacitou professores para as novas metodologias.
O lançamento oficial ocorreu na Escola Estadual Antônio João, no Centro de Macapá, em um evento que contou com a Olimpíada Matematicando, incluindo premiação de notebooks, smartphones e tablets para os primeiros lugares das categorias de alunos e professores, além de apresentações de "robôs" e atividades interativas para estudantes de 29 escolas.
Com um investimento de mais de R$ 12 milhões do Tesouro Estadual, o projeto equipará as escolas com 85 laboratórios que incluem óculos de realidade virtual confeccionados com fibra de buriti, smartphones, livros didáticos e programas digitais interativos, como App GeoMeta, MiritiBord VR, Laboratório Móvel Maker VR, App Matematicando e a Plataforma Digital Google for Education.

"O que queremos é dar um bom uso à tecnologia, com conteúdo, e isso começa na escola. Nesse caso, começando pela Matemática, mas isso pode, sim, se expandir para outras áreas, como Geografia, História, Física e Química. É uma base de conhecimento tecnológico que vai crescendo e, lá na frente, ajuda a formar uma sociedade preparada para aproveitar o que a tecnologia oferece, seja na saúde, nos negócios ou em qualquer outro campo", destacou o governador Clécio Luís.

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, ressalta que o projeto complementa os investimentos já realizados na infraestrutura e equipamentos das escolas amapaenses, promovendo a inclusão digital e revelando aos alunos o potencial pedagógico da tecnologia.

“Para além de tecnologia, estamos trazendo uma ferramenta de trabalho, desenvolvimento e, principalmente, envolvimento para o processo educacional. Então, esse dia marca uma mudança de metodologia, de inovação, de investimento cada vez maior na área da educação. A gente estava sonhando alto, desde o ano passado, com essa atividade. É a melhoria do ensino-aprendizagem por meio da tecnologia, beneficiando nossas crianças dentro de sala de aula. E é no aprendizado dos nossos estudantes que nós estamos focados”, pontuou Sandra Casimiro.

A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a empresa Inteceleri Tecnologia para Educação foi fundamental. Cerca de 300 professores de matemática e coordenadores pedagógicos foram capacitados para a implementação gradual do projeto, visando aprimorar a qualidade do ensino-aprendizagem e contribuir para o aumento de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Eu acredito que o uso da tecnologia para a educação é necessário no século XXI. O resultado desse projeto é exatamente uma ação pública-privada, e a gente vem com um propósito de contribuir, de somar. Temos muito respeito ao que já existe, aos nossos professores, e queremos trazer essa contribuição. O Amapá, com certeza, vai dar salto na avaliação do Ideb graças a toda essa junção de forças. Toda essa ação vai culminar em algo que todos nós acreditamos, que só através da educação vamos mudar o rumo desse estado e do nosso Brasil”, afirmou o diretor-executivo da Inteceleri, Walter Júnior.

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