Fevereiro começa com mais chuvas no Amapá
Motivo principal é a presença da Zona de Convergência Intertropical, que favorece o tempo chuvoso
As pancadas de chuvas serão mais frequentes e volumosas, principalmente nos primeiros dias de fevereiro, no Amapá. A previsão é do Núcleo de Hidrometeorologia e Energia Renováveis do Amapá (NHMET), do Instituto de Pesquisas do Amapá (Iepa).
O motivo principal é a presença da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), formação de nuvens originadas pelo encontro dos ventos do hemisfério norte com os ventos do hemisfério sul que favorecem a ocorrência de tempo chuvoso, principalmente nos municípios de Calçoene, Oiapoque e Amapá. Nessas cidades, os chuvas de fevereiro deverão ser mais intensas, devido à localização (região costeira). No Amapá, do dia 1º até às 10 horas da manhã de hoje (31), choveu aproximadamente 100mm.
Está estimado também um aumento de 100mm em comparação com média do mesmo mês que corresponde a 350mm, apesar disso, os especialistas alertam que o clima pode variar, momentaneamente, e que para se ter uma melhor precisão da variação do tempo são emitidos novos relatórios a cada 5 dias.
Para os próximos dias vários fatores meteorológicos vão favorecer a permanência das grandes nuvens carregadas que já estão sobre a região. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e em alguns momentos pode ser forte.
Para o meteorologista Jefferson Vilhena, os fenômenos atmosféricos no Estado são muito dinâmicos, o que exige atualização constante para que o prognóstico chegue mais o rápido possível as pessoas e intuições que cuidam da prevenção de acidentes ou enchentes, por exemplo, além daqueles que se deslocam constantemente nas estradas, como, os agricultores, entre outros.
O Núcleo elabora diariamente o boletim da previsão do tempo com características específicas do clima de cada município. As informações são disponibilizadas na página www.iepa.ap.gov.br.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!