Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Base Cartográfica é referência para estados da Amazônia

Projeto é o mais moderno da região e tem grande importância no processo da gestão ambiental

Por Redação
31/01/2017 17h13

Outro ponto de destaque do Amapá é a elaboração do plano estadual de recursos hídricos

A moderna Base Cartográfica do Amapá foi referência para os estados que participaram do 13º Fórum dos Governadores do Amazônia Legal, que ocorreu nos dias 26 e 27, em Macapá. O projeto é o mais moderno da região e tem expressiva importância no processo da gestão ambiental local.

A plataforma de dados e georreferenciamento foi desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em convênio com o Exército Brasileiro. O projeto mapeou uma área de 75 mil quilômetros quadrados do território amapaense.

O titular da Sema, Marcelo Creão, explicou que o trabalho consiste em coleta de informações precisas sobre população, água, solo, vegetação, entre outras, e dados como imagens aéreas e de satélite. As imagens possibilitarão dados referentes a estradas, pistas de pousos, comunidades ribeirinhas, áreas indígenas, entre outras utilidades.

“É gratificante ver que os estados da Amazônia querendo adotar o modelo de base cartográfica desenvolvido aqui no Amapá. Tocantins já quer se espelhar e desenvolver o projeto e a Guiana Francesa também quer apoiar com o sensoriamento remoto e imagens de satélites atualizadas a cada 15 dias”, destacou.

Outro ponto de destaque do Amapá são as tratativas para a elaboração do plano estadual de recursos hídricos, que se deu após o esforço da atual gestão da Sema em evitar que o recurso federal destinado ao plano fosse perdido.

Entre um dos itens que estiveram presentes na carta de Macapá, os secretários de meio ambiente da Amazônia Legal reivindicaram a regulamentação do artigo 41 da lei 12.651, de 2012, que autoriza o Poder Executivo Federal a instituir o programa de apoio e incentivo à conservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

“Isso é um ponto que impacta, positivamente, todos os estados da Amazônia. A reserva legal das propriedades do setor agropecuário, a mensuração do carbono, a proteção dos mananciais das bacias hidrográficas, entre outros desdobramentos que virão a partir desta regulamentação”, concluiu.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!