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ATENDIMENTO HUMANIZADO

'Os serviços chegaram na porta da minha casa', diz agricultora de Ariramba atendida pelo Super Fácil das Águas, em Mazagão

Agricultora Marta Nunes, de 55 anos, foi uma das primeiras a receber os atendimentos de cidadania ofertados pelo Governo do Amapá.

Por Alice Valena
10/06/2025 09h31
Agricultora Marta Nunes de 55 anos, conseguiu emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A agricultora Marta Nunes, de 55 anos, nascida e criada em Ariramba, comunidade localizada a cerca de 50 quilômetros do município de Mazagão, foi uma das primeiras a receber os atendimentos ofertados pelo projeto Super Fácil das Águas. A iniciativa do Governo do Amapá, coordenada pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil), leva cidadania às populações ribeirinhas por meio de uma unidade móvel fluvial.

Marta foi uma das beneficiadas pelo projeto do Governo do Amapá

Produtora de açaí, banana e mandioca, a matriarca de 9 filhos, 33 netos e dois bisnetos, não escondeu a alegria ao ser atendida. 

“Os serviços chegaram na porta da minha casa e vamos aproveitar. Eu vou atualizar minha Carteira de Identidade e buscar informações sobre pensão na Defensoria Pública da União”, contou Marta.

Na segunda-feira, 9, e nesta terça-feira, 10, moradores de Ariramba, Ajuruxi, Rio Arraia, Rio Mulato, Rio Carneiro, Rio Capitão, Rio Arapi, Rio Tambaqui e outras localidades da região estão tendo acesso a diversos serviços de saúde, assistência social, documentação civil, orientação jurídica, entre outros.

A filha de Marta, Carmeli Nunes, também aproveitou para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e receber orientações sobre programas sociais e encaminhamentos médicos.

“A gente se sentiu contemplado. Quando a gente ouviu que os serviços viriam, foi uma alegria. Além da identidade, consegui tirar várias das minhas dúvidas”, afirmou Carmeli.

Moradora de Ariramba, Carmeli Nunes

Já a moradora Elisabete Valente, de 52 anos, também aproveitou para colocar os documentos em dia. Mãe de 10 filhos e avó de muitos netos, a moradora da região agradeceu a oportunidade de ter os serviços perto de casa.

“Meus filhos já moram em Macapá e Santana. Eu fico mais aqui com meu marido, cuidando do nosso cantinho. Receber esses serviços aqui me deixou mais tranquila. Nosso trabalho e sustento estão todos aqui", explicou Elisabete.

União de órgãos federais, estaduais e municipais garante atendimento humanizado para regiões ribeirinhas

O agricultor Luís Gama, de 60 anos, também expressou gratidão. Ele levou o neto, que também se chama Luís, para ser atendido, e atualizou os documentos.

“Algumas pessoas podem achar simples, mas ser bem atendido por gente capacitada, aqui no meio do rio, me deixa muito feliz. Fiz até amizade e tirei várias dúvidas", disse Gama.

Luís Gama e esposa, Izabel, felizes pelo excelente atendimento do Super Fácil das Águas
Diretor-geral de Atendimento do Sistema Super Fácil, Wenderson Leite

Para o diretor-geral de Atendimento do Sistema Super Fácil, Wenderson Leite, esse é o verdadeiro espírito do projeto.

“Olhar cada rosto, cada gesto, nos deixa com a sensação de dever cumprido. Isso é cidadania. Isso é garantir direitos civis às famílias ribeirinhas do nosso Amapá. E estamos apenas no terceiro dia de viagem", afirmou o diretor-geral.

Próximas paradas

Na comunidade de Açaituba foram realizados mais de 600 atendimentos, e após as atividades em Ariramba, a equipe segue para outras localidades ao longo de Mazagão, confira:

  • Quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12
    - Atendimentos na comunidade de Vila Maranata e comunidades adjacentes de Ajuruxi, Maracá, Curuçá, Braço do Ajuruxi, Furo do Maracá, Escadinha, Ilhas do Pará, Afuá e Gurupa;
  • Sexta-feira, 13
    - Atendimentos na comunidade de Rio Navio e comunidades adjacentes de Baixo Maracá, Rio Urubu, Maracá Mirim, Rio Três Irmãos e das Ilhas do Pará;
  • Sábado, 14
    - Atendimentos na Foz de Mazagão Velho e nas comunidades adjacentes de Rio Preto, Urubuena, Rio Mutuacá, Igarapé Grande e Espírito Santo.

Super Fácil das Águas

O projeto itinerante está entre os programas prioritários da gestão do governador Clécio Luís, e foi validado durante a construção do Planejamento Estratégico Estadual do Governo do Amapá, realizado em 2023. 

Nesta primeira rota, o Super Fácil das Águas mobilizou mais de 60 servidores de diversos órgãos nacionais, estaduais e municipais, entre eles:

  • Secretaria de Estado da Educação (Seed);
  • Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM);
  • Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS);
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR);
  • Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas);
  • Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv);
  • Secretaria de Estado da Comunicação (Secom);
  • Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap);
  • Polícia Militar do Amapá (PM-AP);
  • Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP);
  • Defensoria Pública do Estado (DPE);
  • Defensoria Pública da União (DPU);
  • ⁠Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR);
  • Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf);
  • Prefeitura Municipal de Mazagão.

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