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Censo escolar inicia nova etapa de coletas de dados

Diretores e responsáveis por escola têm até 17 de março para repassar informações sobre aprovação, reprovação e abandono escolar

Por Redação
01/02/2017 18h24

Preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e também das secretarias de educação

A coleta de dados da segunda etapa do Censo Escolar de 2016 teve início nesta quarta-feira, 1º. Diretores e responsáveis pelas escolas ou pelo sistema on-line Educacenso têm até 17 de março para reunir todas as informações de rendimento, como aprovação, reprovação e abandono escolar, e cadastrá-las no site http://educacenso.inep.gov.br/.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional, realizado todos os anos. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é produzido com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e particulares do país.

Os dados estarão disponíveis para conferência dos gestores no dia 3 de abril, no sistema Educacenso. As escolas terão 15 dias para conferir ou corrigir as informações, caso seja necessário. Os gestores que tiverem dúvidas sobre o processo e queiram auxílio no cadastro das informações poderão procurar o Centro de Pesquisas Educacionais (CEPE) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em horário comercial.

Escolas que não concluírem o ano letivo até 17 de março de 2017 poderão informar no período de retificação, 3 a 18 abril. A partir das informações coletadas pelo Censo, é possível formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas. Com base nos dados, são executados programas governamentais na área da educação. Além disso, o levantamento serve de subsídio para análises e estudos sobre as características da educação básica pública e particular no Brasil.

O preenchimento das informações é de responsabilidade dos diretores e dirigentes das escolas públicas e também das secretarias Estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as unidades de ensino.

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