Governo do Amapá promove encontro regional para fortalecer estágio supervisionado e formação de professores na Região Norte
Evento debateu políticas voltadas à capacitação dos docentes, com foco na integração entre universidades e redes públicas de ensino.

Em um ambiente de trocas construtivas e união de esforços, o Governo do Amapá recebeu, nesta segunda-feira, 16, o Encontro Regional das Licenciaturas da Região Norte. A programação aconteceu na Escola de Saberes Públicos do Estado do Amapá (Esap), em Macapá.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o evento teve como foco central o fortalecimento do estágio supervisionado nas formações de professores, reunindo representantes da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), além de instituições nacionais parceiras.

“É altamente importante nós discutirmos a formação inicial e o estágio supervisionado dos docentes, porque são esses profissionais que atuarão em nossa região, nas nossas unidades de ensino. Por isso, o Amapá sente-se honrado em sediar esse encontro com Rondônia, Roraima e tantas instituições comprometidas com a educação”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
A iniciativa contou com a presença de coordenadores do Instituto Península e do Movimento Profissão Docente, que são referências na construção de políticas públicas voltadas à formação e valorização de professores no Brasil.

Durante o evento, também foram apresentados dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas, com reflexões conduzidas por Ana Júlia, diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para o coordenador do Instituto Península, Marcos Maestri, o estágio supervisionado é o elo entre o estudante de licenciatura e o seu futuro campo de atuação.
“Esse momento é quando o aluno tem o primeiro contato com a prática, com o ambiente escolar. É essencial que esse processo seja bem estruturado e apoiado pelas redes de ensino. Agradecemos à Secretaria de Educação do Amapá pelo acolhimento e pela abertura ao diálogo”, reforçou Maestri.
Diálogo entre redes e universidades

O evento também destacou os avanços do Amapá na construção da política estadual de estágio supervisionado, como a definição da equipe de trabalho, formação técnica em parceria com o Instituto Península, e a criação de um fluxo para implementação dos estágios na rede estadual.
“Hoje foi um movimento maravilhoso em torno da formação de professores com mais qualidade, mais eficiência e com a excelência que a nossa universidade preza”, afirmou Leidy Passos, chefe do Setor de Estágio da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

Haroldo Rocha, coordenador do Movimento Profissão Docente, ressaltou a importância da integração entre faculdades e redes públicas de ensino.
“Tivemos aqui uma energia muito boa. Foi uma conversa rica sobre como garantir que nossos licenciandos vivenciem a sala de aula ainda na graduação. Isso é essencial para melhorar a qualidade da educação pública, especialmente na Amazônia”, afirmou o coordenador.
Além das discussões, o evento apontou os próximos passos da política pública, incluindo a celebração do termo de cooperação entre a Seed e o Instituto Península, consulta pública com escolas e universidades, e a elaboração da minuta final do programa.
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