Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá apresenta projetos para diagnóstico e tratamento do câncer

Na Zona Norte será edificado uma Unidade de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos

Por Redação
02/02/2017 15h47

Governo assegurou que até o início das obras, o entorno estará totalmente pavimentado e preparado

O Governo do Amapá apresentou, nesta quinta-feira, 2, os projetos que estão em andamento para estabelecer uma rede de diagnóstico e tratamento gratuitos do câncer em Macapá.

O planejamento foi explicado à imprensa e às equipes administrativas e de engenharia do Hospital do Câncer de Barretos (HCB), que vão implantar duas unidades, fixa e móvel, para prevenção e diagnóstico da doença no Estado. O encontro ocorreu no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense.

A nova rede que será instalada terá capacidade para realização de exames, diagnósticos, ações de prevenção, cirurgias, radioterapia e quimioterapia. A porta de entrada dela serão as unidades fixa e móvel do HCB – instituição sem fins lucrativos, sediada na cidade paulista de Barretos, referência na América Latina.

O terreno de 36 mil m², disponibilizado pelo Estado para a unidade fixa do HCB em Macapá, fica localizado na zona norte, entre o bairro Infraero II e a Rodovia Norte Sul. Lá, será edificada uma estrutura de acordo com os protocolos internacionais, para garantir mais segurança e qualidade no combate à doença.

O governo assegurou que até o início das obras, previsto para o próximo mês de julho, o entorno estará totalmente pavimentado e preparado para receber linhas de transporte coletivo. Outros investimentos do Executivo estadual serão na construção de uma rede de esgotamento sanitário e fornecimento de água – a Companhia de Água e Esgoto do Amapá já concluiu o projeto para estabelecer o empreendimento.

Quanto à legalização do terreno e licenças para a construção, os órgãos de licenciamento e ordenamento territorial do Estado trabalham em conjunto com a Justiça Federal, pois o espaço está em uma área da União. A localização do terreno foi escolhida tendo em vista o melhor acesso de outros municípios, mobilidade urbana, crescimento populacional da região e expansão institucional. Nesta quinta-feira à tarde, as equipes de engenharia e administrativa do HCB fizeram uma visita técnica no local.

A unidade móvel, projetada pela equipe de engenheiros do HCB, está em fase final de construção. De acordo com o diretor-geral da entidade, Henrique Prata, a previsão é que ela entre em operação no Amapá até o início de junho. A estrutura vai percorrer os 16 municípios do Estado, o que facilitará o acesso da população aos exames de prevenção e diagnóstico, com o rastreamento do câncer de mama, boca, colo de útero e câncer de pele.

Completando a rede de atendimento do câncer do Amapá estão os projetos das unidades de tratamento da doença. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) será construída no centro de Macapá, dentro da área do Hospital de Clínicas Alberto Lima.

Ao lado da Unacon, será edificado, pelo governo federal, o serviço de radioterapia. A etapa do Estado, que correspondia à disponibilização do terreno, está cumprida. Quando as unidades externas de Prevenção do HCB estiverem prontas, os exames deverão ser feitos com equipamentos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No caso de um diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado à Unacon para fazer o tratamento.

Articulação
O governador do Amapá, Waldez Góes, destacou a união política com a bancada amapaense para canalizar recursos para o projeto do HCB no Estado. “Conversei pessoalmente com todos os membros da bancada federal, senadores e deputados, e todos compartilharam da nossa vontade de trazer para o Amapá este serviço de excelência”, enfatizou o chefe do Executivo.

O diretor-geral do HCB, Henrique Prata, elogiou a iniciativa. “O Amapá está dando uma lição para o Brasil com esta ação política que foi feita aqui”, ressaltou.

Para as unidades do HCB, os representantes do Amapá em Brasília destinaram, cada um, R$ 1,9 milhões em recursos. Estão envolvidos os senadores Davi Alcolumbre, João Alberto Capiberibe e Randolfe Rodrigues, e os deputados federais Jozi Rocha, Nilson Cabuçu, Roberto Góes, Vinicius Gurgel, Janete Capiberibe, Marcivânia Flexa, Marcos Reategui e André Abdon.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!