Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Diretor do Hospital do Câncer de Barretos ganha reconhecimento no Amapá

Homenagem ocorreu durante encontro no gabinete do governador Waldez Góes

Por Redação
02/02/2017 15h57

Governador e deputados entregam comenda ao diretor do Hospital de Barretos, Henrique Prata

O Hospital do Câncer de Barretos (HCB) – entidade reconhecida no diagnóstico e tratamento da doença no Brasil – foi homenageado pelo Estado do Amapá. O diretor geral da instituição, Henrique Prata, recebeu da Assembleia Legislativa do Amapá uma das maiores honrarias do estado, o Título de Cidadão Amapaense.

A comenda foi entregue nesta quinta-feira, 2, no gabinete do governador do Amapá, Waldez Góes, no Palácio do Setentrião. A iniciativa foi da deputada estadual e primeira-dama do Amapá, Marília Góes. Segundo ela, a homenagem foi uma maneira de reconhecer publicamente os esforços da entidade na parceria com o governo para a implantação de duas unidades de prevenção do hospital no Amapá.

Além do governador e da primeira-dama, outros representantes do parlamento estiveram na cerimônia simbólica. “Todas as equipes dos HCB já mereciam essa homenagem há muito tempo. Na pessoa do diretor Henrique Prata, nos dedicamos essa comenda à toda equipe de profissionais de Barretos”, avaliou Marília Góes.

O governador Waldez lembrou que o HCB já atende pacientes oncológicos do Amapá. “O Hospital do Câncer de Barretos têm feito muito pelos amapaenses. Temos encaminhado pacientes, através do TFD [Programa de Tratamento Fora de Domicílio], e eles são atendidos de forma muito humanitária e solidária. Então, essa homenagem é muito justa”, considerou o chefe do Executivo.

Prata destacou que, com a implantação das duas unidades de diagnóstico e prevenção do câncer no Amapá, a previsão é que a incidência, em alguns tipos da doença, reduza em até 80% num prazo de 6 anos. Segundo ele, na Amazônia, aproximadamente 70% dos pacientes oncológicos são diagnosticados tardiamente.

“Segundo os estudos da nossas equipes médicas, nos primeiros dois a três anos, a expectativa é que a incidência de casos graves, principalmente nos casos de câncer de colo do útero e de mama, caia drasticamente. Essa queda ocorre porque nós vamos trabalhar preventivamente, então os casos não chegarão a estágios avançados ou terminais”, explicou.

História
Sediado na cidade de Barretos, no interior de São Paulo, o HCB foi idealizado pelos pais de Henrique Prata, os médicos oncologistas Dr. Paulo Prata e Dra. Scylla Duarte Prata. A ideia de fundar um hospital foi concebida nos anos 60 e 70, quando o casal ainda trabalhava na Fundação Pio XII, que administrava um pequeno hospital na cidade interiorana.

Em 1989, o fazendeiro e filho do casal Prata, Henrique, abraçou a ideia dos pais e, com a ajuda de amigos pecuaristas da região, deu início ao projeto, que se concretizou em 1991, com a inauguração do primeiro ambulatório do hospital.

Henrique Prata agradeceu a homenagem. “Já são 55 anos desta luta de muito amor e dedicação. O Hospital do Câncer de Barretos, que um dia foi só uma ideia, hoje continua crescendo. Tudo o que fazemos é por amor ao próximo. Agradeço e estendo a toda a equipe de Barretos com muito carinho essa homenagem que recebemos do Amapá”, destacou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!