Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Gestores trocam informações para o início do ano letivo na Educação

Mais de 100 gestores de Macapá e Santana discutiram sobre vigilância, transporte escolar, quadro de servidores, movimentação de pessoal e infraestrutura

Por Redação
02/02/2017 18h43

Quase R$ 3 milhões foram depositados para os caixas-escolares visando o início das aulas

Mais de 100 gestores de Macapá e Santana estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 2, no Salão Nobre, do Palácio do Setentrião, para uma reunião de nivelamento do ano letivo de 2017. No encontro foram analisadas informações sobre a vigilância, transporte escolar, quadro de servidores, movimentação de pessoal, infraestrutura, repasses, censo escolar, calendário, matrículas.

Para iniciar o ano letivo de 2017, previsto para o dia 6 de março, a Secretaria de Estado da Educação, antecipou o repasse às escolas. Quase R$ 3 milhões foram depositados a todos os caixas-escolares do Estado, entre o dia 31 de janeiro e 2 de fevereiro, referentes a merenda escolar a manutenção. As escolas que ainda não fizeram sua prestação de contas terão 15 dias para regularizarem a situação.

Nos próximos 30 dias, as escolas receberão o segundo repasse. A medida visa garantir que as escolas estejam organizadas e com recurso suficiente para o início das aulas. A Secretaria também iniciou obras de pequenos reparos nas escolas de Macapá, Santana, Oiapoque e Tartarugalzinho. As unidades que precisam de intervenções maiores, como troca de telhado, instalações hidro sanitárias e acessibilidade, passarão por reformas nos próximos meses, com empresa já licitada pela Seed.

Todos os bens permanentes que foram furtados nas escolas, serão repostos pela Seed. Além disso, a mantenedora vai suprir o déficit de carteiras escolas, bebedouros, fogão industrial e mesas de refeitórios de algumas escolas. As novas aquisições estarão nas escolas até o dia 6 de março.

Segundo a secretária de Apoio à Gestão, Keuli Baia, todas as medidas e a força-tarefa da Seed, visam oferecer um ambiente melhor para receber os alunos. “Estamos cuidando do aparelhamento e trabalhando para que os gestores tenham dinheiro em caixa, para gerir melhor os recursos, estruturarem minimamente os espaços e organizarem as prestações de contas das escolas”.

Vigilância
A primeira etapa do trabalho de instalação dos kits de vigilância da área urbana de Macapá e Santana já está quase concluída. O próximo passo, será instalar as câmeras e interligá-las a Central de Monitoramento do Ciodes. “Estamos acompanhando a execução do serviço e até o início das aulas tudo estará funcionando”, destaca Baia.

Segundo a secretária adjunta, a empresa está dentro do prazo contratual e a expectativa é que, até o dia 15 de fevereiro, as câmeras já comecem a ser operacionalizadas.

Em relação a vigilância física, o processo licitatório está sendo finalizado e nos próximos dias, as áreas rurais e interiores já terão os novos postos de vigilância. Até lá, alguns postos de vigilância temporários, deverão ser mantidos e receberão através de acordos judiciais, conforme acordo firmado com o sindicato.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!