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AVANÇOS EDUCACIONAIS

Governo do Amapá apresenta avanços na alfabetização com dados de balanço do programa Criança Alfabetizada

Pela primeira vez desde 2019, municípios do estado alcançam o nível verde na Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora, indicando que as crianças já estão lendo no tempo certo.

Por Breno Pantoja
27/06/2025 10h35
Momento reuniu representantes dos 16 municípios e contou com a presença da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt

Mais de 2.600 crianças amapaenses do 2º ano do ensino fundamental já estão lendo. O dado faz parte do primeiro balanço semestral de 2025 do programa Criança Alfabetizada(PCA), apresentado nesta quinta-feira, 26, pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em evento realizado no Museu Sacaca, em Macapá. O momento reuniu representantes dos 16 municípios e contou com a presença da secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt. 

Em 2025, o Amapá alcançou uma taxa de participação de 97,4% na Avaliação de Fluência Leitora com estudantes do 2º ano. Mais de 11 mil crianças foram avaliadas, e o Índice de Fluência Leitora (IFL) subiu para 3,6 uma evolução significativa em relação aos anos anteriores.

Os resultados foram celebrados pelas equipes técnicas, educadores e gestores, pois representam uma virada histórica no processo de alfabetização no estado

Os resultados foram celebrados pelas equipes técnicas, educadores e gestores, pois representam uma virada histórica no processo de alfabetização no estado. Segundo os dados da avaliação diagnóstica, realizada entre 17 e 28 de março, 22% dos alunos avaliados já atingiram o nível de fluência, enquanto os demais demonstram avanços nos estágios iniciais da leitura. 

“Hoje fazemos uma grande avaliação que está dando certo dentro do processo de alfabetização. Estamos reunidos com os 16 municípios para traçar metas e fortalecer o que já vem funcionando”, afirmou a secretária de Estado da Educação do Amapá, Sandra Casimiro.

A Secretária de Estado da Educação do Amapá, Sandra Casimiro

A gerente-geral do programa Criança Alfabetizada, Débora Vale, destacou que, pela primeira vez desde 2019, o Amapá iniciou o ano com municípios classificados no nível verde do mapa da fluência leitora, indicando que as crianças desses locais já leem com autonomia. Embora 48% ainda estejam na fase de silabação, houve redução significativa no número de não leitores e aumento de leitores iniciantes e fluentes. 

“Municípios que antes estavam em vermelho agora avançaram para o amarelo ou verde. Isso mostra que o programa está funcionando. Estamos acompanhando desde a educação infantil e isso tem refletido diretamente no desempenho dos alunos do segundo ano”, explicou Débora.

Gerente do Programa Criança Alfabetizada, Débora Vale

Os dados mostram ainda um crescimento de 23% no número de crianças no nível 4 de pré-leitura, que já conseguem ler palavras e frases simples. Entre os mais de 11,9 mil alunos avaliados, 21,9% estão entre os níveis iniciante e fluente. 

Emoção e protagonismo estudantil 

O evento também foi marcado por momentos emocionantes e apresentações culturais que evidenciaram o protagonismo dos estudantes. Alunos do 4º e 5º ano da Escola Estadual Araçary Corrêa Alves encantaram o público com uma encenação teatral. Estudantes da Escola Lucicarme do Carmo Barreto, do município de Mazagão, também participaram com uma apresentação especial de Marabaixo. 

Um dos momentos mais simbólicos foi o coral formado por alunos do 1º e 2º ano da Escola Araçary, que interpretaram a música “Meu Endereço”, do cantor amapaense Zé Miguel, recebendo aplausos calorosos do público.

A pequena Ana Ariel, de apenas 7 anos, aluna do 2º ano da Escola Darcy Ribeiro, emocionou a todos ao ler uma carta aberta à secretária Sandra Casimiro. Em palavras simples e cheias de significado, ela falou sobre sua paixão pelas palavras e destacou a importância de aprender a ler na idade certa. 

A pequena Ana Ariel, de apenas 7 anos, aluna do 2º ano da Escola Darcy Ribeiro, emocionou a todos ao ler uma carta aberta

Regime de colaboração e capacitação contínua 

Implantado em 2019, o Criança Alfabetizada é desenvolvido em regime de colaboração entre Estado e municípios. A estratégia inclui formação continuada de professores, distribuição de materiais didáticos, pagamento de bolsas e envio de formadores para apoiar as equipes escolares. Em 2025, mais de 80 bolsistas foram contratados para atuar diretamente nos municípios. 

A ação é reforçada por meio do incentivo financeiro vinculado ao desempenho dos estudantes, com a redistribuição do ICMS Educacional, que considera os avanços na aprendizagem como critério de repasse. 

“O programa vem transformando a realidade da alfabetização no estado. Os municípios entenderam a proposta e estão engajados. Quanto mais crianças aprendendo a ler, mais recursos chegam para reforçar a educação”, destacou Débora Vale.

o coral formado por alunos do 1º e 2º ano da Escola Araçary, que interpretaram a música “Meu Endereço”, do cantor amapaense Zé Miguel

Participação ativa dos municípios 

O evento contou com ampla participação dos dirigentes municipais de educação. Representando os 16 municípios, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e secretário de Educação de Tartarugalzinho, Samuel dos Santos, reforçou a importância do momento. 

“Esse balanço é essencial para avaliarmos o que já foi feito e planejarmos as próximas ações, com metas específicas para cada escola e realidade local. Estamos aqui para garantir a alfabetização na idade certa”, ressaltou o gestor.

Samuel dos Santos, Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação e Secretário Municipal de Educação de Tartarugalzinho

De acordo com os dados de participação, 12 municípios alcançaram taxas superiores a 90% na avaliação, com destaque para Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, que atingiram 100% de cobertura. 

Avanços reconhecidos nacionalmente 

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, elogiou o desempenho do Amapá. 

“O estado cresceu 5,5% e está muito perto de alcançar a meta. Ainda temos desafios em alguns municípios, mas muitos já são referência nacional na alfabetização de crianças”, afirmou Schweickardt.

A Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt

A presença da representante do MEC reforça a importância da união entre os governos federal, estadual e municipal para garantir o direito fundamental à alfabetização de qualidade. 

Além da avaliação do 2º ano, o Governo do Amapá também monitora o desempenho dos alunos do 1º e 3º anos do ensino fundamental. Em novembro, será realizada mais uma edição do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SisPAEAP), que mede o conhecimento em língua portuguesa e matemática.

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ÁREA: Educação