Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Unidade para diagnóstico de câncer será construída na zona norte da capital

Instalação possibilitará que prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer seja feito no Amapá

Por Redação
02/02/2017 19h02

Além da unidade fixa, na zona norte, O HCB também projetou uma móvel que está em fase final de construção

Uma comitiva formada por membros do governo e do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) visitou, nesta quinta-feira, 2, o terreno onde será edificada a Unidade fixa de Prevenção e Diagnóstico do HCB no Amapá. A expectativa é entregar a unidade um ano após o início das obras.

A instalação da unidade será em uma área cedida pelo Estado, localizada na zona norte da capital, entre o bairro Infraero II e a Rodovia Norte-Sul que, ao todo, compreende 3,57 hectares. A unidade terá capacidade para realização de exames, diagnósticos, ações de prevenção, cirurgias, radioterapia e quimioterapia.

O vice-governador, Papaléo Paes, explica que além da prevenção e diagnóstico, também será possível fazer todo o tratamento com a nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. "A Unacon passará a funcionar em um novo prédio, ao lado do hospital geral, que atenderá todas as nossas necessidades de tratamento na área clínico quimioterápico. Ao lado desse prédio será construído, pelo Ministério da Saúde, um serviço de radioterapia", explicou.

Além da unidade fixa, na zona norte, O HCB também projetou uma móvel que está em fase final de construção. A previsão é que a estrutura percorrer os 16 municípios do Estado, facilitando o acesso da população aos exames de prevenção e diagnóstico.

Para o secretário de Saúde, Gastão Calandrini, os novos aparatos vão contribuir diretamente na diminuição de cânceres em estado avançado. "Nossa perspectiva é que em cinco anos consigamos reduzir a incidência de cânceres avançados que, atualmente compreende cerca de 80% da nossa realidade e quanto mais cedo o diagnóstico for dado, mais chances de cura o paciente tem", disse.

Mini Centro de diagnósticos
Como a Unidade Móvel ficará pronta primeiro, será montado, provisoriamente, um mini centro de diagnósticos em quatro salas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte. A previsão é que o mini centro seja montado até maio, dependendo a importação de aparelhos.

"Vamos trazer alguns equipamentos para começar a fazer mamografias, magnificação e compreensão, biopsia, ultrassom e as consultas feitas pelo profissional", explicou Calandrini.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!