Arraiá do Povo 2025: Bagunçados dos Matutos e Explosão do Tempo emocionam público no 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Com viagem nostálgica e homenagem ao tecido chita, grupos competem pelo título com outras 34 quadrilhas na Cidade Junina do Governo do Amapá.

A noite desta segunda-feira, 30, foi tomada por uma onda de nostalgia e alegria com as apresentações das quadrilhas tradicionais Os Bagunçados dos Matutos e Explosão do Tempo no Arraiá do Povo 2025. A quarta noite de apresentações na Cidade Junina, no Corpo de Bombeiros Militar da Zona Norte, em Macapá, foi contagiada por referências à infância e ao tecido chita - com leveza e cores vibrantes.
Competindo pelo título do 16º Arraiá No Meio Do Mundo, 12 grupos juninos se apresentam nesta noite, durante a durante a iniciativa do Governo do Amapá. Até 2 de julho, 36 grupos buscam a vitória.
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis noites de evento gratuito. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.


Os Bagunçados dos Matutos
Com 19 anos de tradição e raízes no bairro São Lázaro, o grupo foi o terceiro a se apresentar no Arraiá do Povo e emocionou o público ao resgatar as brincadeiras de infância com a proposta temática “Das brincadeiras de criança, às brincadeiras de São João, os Bagunçados vão te mostrar o que é tradição”.

A quadrilha transformou o arraial em um verdadeiro quintal de memórias, revivendo clássicos como empinar pipa e brincar de carrinho e de boneca. Os figurinos coloridos e cheios de detalhes lúdicos, como laços, remendos e adereços de brinquedos encantaram o público, que não resistiu ao charme da homenagem à simplicidade da infância.
Com energia contagiante, os Bagunçados dos Matutos provaram que tradição e diversão andam juntas, e que as brincadeiras de antigamente ainda têm um lugar especial no coração do povo.

Explosão do Tempo
A quarta apresentação da noite ganhou um toque de história e identidade cultural com a apresentação da quadrilha Explosão do Tempo, que celebrou o tecido chita em sua proposta temática “Nós vai de chita”. O tema foi uma verdadeira ode ao tecido, que há décadas veste festas juninas e manifestações culturais pelo Brasil, com um desfile de cores, música e tradição que encantou o público.
A quadrilha originária do bairro Congós abriu sua apresentação com um momento de suspense: todos os brincantes usavam capas de TNT por cima de suas roupas. Em um movimento coreografado, as capas foram retiradas, revelando trajes vibrantes feitos de chita estampada, em um efeito visual que arrancou aplausos e gritos da plateia.

O tecido, que teve sua origem na Índia medieval se tornou símbolo da cultura brasileira não só pela presença nas roupas, mas também em decorações e adereços de festas populares Brasil afora.
A quadrilha também fez uma homenagem ao Marabaixo, manifestação cultural do Amapá cujas vestes típicas são feitas de chita, e ao Carimbó, ritmo paraense que também adotou o tecido em seus trajes tradicionais.
A música e os passos da dança incorporaram elementos desses ritmos, criando uma fusão de tradições amazônicas na quadra junina. Com coreografias animadas e muita energia, a Explosão do Tempo mostrou que a chita vai muito além de um simples tecido, é um símbolo de resistência cultural e alegria popular.
Confira os horários das apresentações desta segunda-feira, 30:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
Programação com 45 minutos de atraso.
- 19h - As Piranhas dos Matutos
- 19h45 - As Piriguetes dos Matutos
- 20h30 - Os Bagunçado dos Matutos
- 21h15 - Explosão do Tempo
- 22h - Explosão Junina - PG
- 22h45 - Gaviões do Norte - STN
- 23h30 - Império Amapaense
- 00h15 - Reino de São João
- 01h - Revelação
- 01h45 - Simpatia da Juventude
- 02h30 - Sorriso Cristalino
- 03h15 - Encanto Junino
Confira a transmissão AO VIVO:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!