Arraiá do Povo: potências juninas do Sul do Amapá encerram primeira noite da final do 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Sorriso Cristalino e Encanto Junino, de Laranjal do Jari, trouxeram emoção da fé paraense e os encantos de Cleópatra para a Cidade Junina do Governo do Amapá.

As quadrilhas Sorriso Cristalino e Encanto Junino, do município de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá, emocionaram o público ao encerrar a quarta noite do Arraiá do Povo. Com espetáculos marcantes, os grupos trouxeram à quadra temas que exploram a fé católica paraense e os mistérios da figura histórica de Cleópatra.
São 36 grupos em busca da vitória do título do 16º Arraiá no Meio do Mundo, competição que segue até 2 de julho. Nesta noite, 12 quadrilhas juninas se apresentam durante a iniciativa do Governo do Amapá.
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis noites de evento gratuito. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.



A quadrilha Sorriso Cristalino apresentou o tema “Nas águas de Nazaré, um São João de cultura, tradição e fé!”, exaltando as potencialidades culturais e religiosas do Pará. O espetáculo contou com a beleza da Miss Caipira Benedita Barbosa e o talento dos casais de noivos Kamila Souza e Matheus Pombo.
“Esse tema destaca que o Norte será olhado pelo mundo com a chegada da COP30. O Pará será esse grande palco, e assim, trouxemos para a quadra junina toda essa riqueza através das águas de Nazaré", explicou o presidente do grupo, Edinho Teixeira.
A marcação ficou sob responsabilidade de Jairo Guerreiro, que também compôs a equipe artística ao lado do estilista, coreógrafo e consultor temático Alecsander Nogueira, além de Edinho Teixeira.

A noite foi encerrada com a apresentação da quadrilha Encanto Junino, que trouxe o brilho do Egito Antigo ao São João, em uma releitura cultural da história de Cleópatra, coroando com criatividade e originalidade mais uma noite de celebração da cultura popular amapaense.
“Escolhemos retratar Cleópatra por sua representatividade atemporal. Ela se destacou como uma verdadeira deusa em uma sociedade de homens. Sua figura inspira empoderamento e segue marcando gerações. Trouxemos para a quadra essa força feminina em uma narrativa rica, que mistura história, identidade e expressão cultural", ressaltou o marcador da Encanto Junino, Rangel Freitas.
Com encenações impactantes e figurinos deslumbrantes, as potências juninas do Sul do estado encerraram a quarta noite do Arraiá do Povo com brilho, emoção e representatividade.

Confira os horários das apresentações desta segunda-feira, 30:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
Programação com 45 minutos de atraso.
- 19h - As Piranhas dos Matutos
- 19h45 - As Piriguetes dos Matutos
- 20h30 - Os Bagunçado dos Matutos
- 21h15 - Explosão do Tempo
- 22h - Explosão Junina - PG
- 22h45 - Gaviões do Norte - STN
- 23h30 - Império Amapaense
- 00h15 - Reino de São João
- 01h - Revelação
- 01h45 - Simpatia da Juventude
- 02h30 - Sorriso Cristalino
- 03h15 - Encanto Junino
Confira a transmissão:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!