Arraiá do Povo: Rabo de Palha e Considerados dos Matutos divertem público na segunda noite de 16º Arraiá No Meio Do Mundo
Os grupos que disputam o título apresentaram uma mistura de originalidade com traços da cultura brasileira na Cidade Junina do Governo do Amapá.

Com muito brilho, emoção e coreografia ensaiada, as quadrilhas Rabo de Palha e Considerados dos Matutos, que disputam pelo título de campeã do 16º Arraiá no Meio do Mundo, abriram as apresentações do Arraiá do Povo 2025 nesta terça-feira, 1º de julho. O evento realizado pelo Governo do Amapá promove o encontro das principais competições juninas do estado, fortalecendo a cultura popular.
São 36 grupos em busca da vitória na competição que segue até amanhã, quarta-feira, 2. Nesta noite, mais 12 quadrilhas juninas se apresentam durante o evento gratuito do Governo do Amapá, realizado pela primeira vez na Zona Norte de Macapá. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.


As cores vibrantes e os passos ritmados dos quadrilheiros da “Rabo de Palha”, do bairro Jesus de Nazaré, fizeram do palco da Cidade Junina, um lugar de valorização das raízes culturais e encantaram o público. Com o tema: "O Auto da Compadecida: Rabo de Palha nas aventuras de João Grilo e Chicó, em uma noite de forró bodó", a apresentação do grupo arrancou aplausos e sorrisos de quem estava na plateia.

"Nós preparamos tudo com muito cuidado para que trouxéssemos um verdadeiro espetáculo que alinhasse a identidade da nossa quadrilha com a proposta pensada para esse ano. Uma mistura da nossa tradição com os costumes nordestinos que estão tão entrelaçados e presentes no nosso modo de viver também. Então, nós, literalmente, ousamos na criatividade", destacou o coreógrafo, Patrick Nunes.
A quadrilha abordou o desfecho da história de João Grilo e Chicó nessa final estadual e encenou último ato da obra de Ariano Suassuna com a morte de João Grilo, personagem icônico da literatura de cordel brasileira.

O grupo “Considerados dos Matutos”, do bairro Perpétuo Socorro, apresentou uma performance que mais uma vez uniu elementos culturais e o estilo tradicional junino. Com irreverência e muita alegria, a quadrilha levou a temática: "O Arraiá de pavulagem, cabuçus em um espetáculo de cores e tradição no meu São João" e fez uma exibição cheia elementos tradicionais e regionais, embalados por ritmos que fazem parte do repertório junino.

O presidente da quadrilha Raimundo Cardoso, declarou que os preparativos exigiram muito tempo e cautela para que a proposta idealizada fosse cumprida, nos mínimos detalhes.
"Foi um longo período de trabalho para que tudo ficasse pronto a tempo e conforme planejado. Foi cansativo, mas valeu muito à pena. Conseguimos deixar tudo do jeito que evidencia a nossa proposta dentro da temática que queríamos apresentar" concluiu Cardoso.
Confira os horários das apresentações desta terça-feira, 1º de julho:
16º Arraiá no Meio do Mundo - Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap)
Programação com 10 minutos de atraso.
- 19h – Quadrilha Rabo de Palha
- 19h45 – Considerados dos Matutos
- 20h30 – As Piranhas dos Sem Terra
- 21h15 – Garota Safada
- 22h – Explosão Junina – MCP
- 22h45 – Estrela Dourada
- 23h30 – Explode Coração – STN
- 00h15 – Coração Mazaganense
- 1h – Palaciana Junina – Vale do Jari
- 1h45 – Império Junino – Mazagão
- 2h30 – Sensação Amapaense
- 3h15 – Luar do Sertão
Confira a transmissão do Governo do Amapá:
Veja primeira parte da transmissão:
Ver essa foto no Instagram
Arraiá do Povo
O Arraiá do Povo 2025 do Governo do Estado reúne em um único espaço as três principais competições juninas do Amapá: o 6º Festival Municipal Sandro Rogério, promovido pela Liga Junina de Macapá (Ligajum); o 7º Forrozão do Primo Sebastian, organizado pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap); e o 16º Arraiá no Meio do Mundo, realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap).
A Cidade Junina, montada pela primeira vez na Zona Norte de Macapá, recebe seis dias de evento gratuito envolvendo grupos dos 16 municípios. A programação conta com investimentos do Governo do Estado e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
16º Arraiá no Meio do Mundo
Realizado pelo Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (Fefap), o festival promoveu seletivas em polos regionais nos municípios de Santana-Mazagão, Tartarugazinho e Macapá. As finais acontecerão de 30 de junho a 2 de julho, dentro da programação do Arraiá do Povo.
A competição contempla as categorias tradicional e estilizada, com mais de R$ 30 mil em premiação, além de troféus. Na categoria estilizada, serão premiadas as quadrilhas do 1º ao 5º lugar. Já na categoria tradicional, serão premiados os grupos do 1º ao 3º lugar.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!