Governo do Amapá participa de evento que reúne Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação de todo o Brasil, em São Paulo
Encontro buscou discutir políticas públicas de fomento à pesquisa científica e tecnológica, além de fortalecer a cooperação entre instituições.

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), marcou presença na 68ª edição do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizado entre os dias 2 e 4 de julho, na cidade de São Paulo (SP).
O evento reuniu diretores-presidentes e representantes técnicos das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de todo o Brasil, além de representantes de agências federais de fomento à ciência, tecnologia e inovação, ministérios e organismos internacionais. O principal objetivo foi discutir políticas públicas de fomento à pesquisa científica e tecnológica, além de fortalecer a cooperação entre instituições, promovendo parcerias estratégicas que contribuam para um desenvolvimento equilibrado entre as diferentes regiões do país.
O Amapá foi representado pelo diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, que destacou a importância da participação do estado em espaços de articulação nacional: “É muito importante a nossa participação em eventos como este, que reúnem representantes de todo o Brasil neste setor. O Amapá tem se destacado pelas ações da atual gestão, que acredita no potencial da ciência e da tecnologia para promover melhorias nos padrões sociais do estado”, ressaltou o gestor.

Durante o fórum, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnico-Científica e Tecnológica entre a Fapeap e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A parceria tem como objetivo promover ações conjuntas, intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de projetos estratégicos voltados à ciência, tecnologia e inovação nos estados do Amapá e de São Paulo.
Segundo Gutemberg Silva, o acordo abrirá caminho para uma atuação conjunta entre pesquisadores dos dois estados, com foco em áreas prioritárias como sustentabilidade, bioeconomia e transição energética.
“Essa assinatura é um marco. Ela permitirá a integração entre pesquisadores do Amapá e de São Paulo. Vamos realizar um grande investimento, e este será, sem dúvidas, um dos maiores editais lançados pela nossa fundação”, afirmou Silva.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!