‘Não é apenas um espaço esportivo, mas de formação das crianças’, destaca governador Clécio Luís na inauguração do Centro de Futebol da CBF no Amapá
A entrega do moderno complexo esportivo, em Macapá, do Legado da Copa 2014, contou com presença do presidente da CBF, Samir Xaud.

O governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou neste sábado, 5, a inauguração do Centro de Desenvolvimento do Futebol do Amapá, que faz parte do Legado da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O moderno complexo esportivo, construído pela entidade máxima do futebol mundial com a Confederação Brasileira (CBF), no bairro Marabaixo 3, em Macapá, será coordenado pela Federal Amapaense (FAF), com objetivo de fomentar a prática esportiva, atendendo prioritariamente, crianças de baixa renda da capital do estado.
O Amapá foi um dos 15 estados do país contemplados com um Centro de Futebol, por não terem recebido jogos da Copa do Mundo de 2014. O espaço entregue, com a presença do presidente da CBF, Samir Xaud e uma grande festa esportiva, vai garantir que crianças, adolescentes e jovens desenvolvam e evoluam suas habilidades físicas e técnicas, com acompanhamento de profissionais e professores, dos projetos sociais da CBF e FAF.


“É com grande alegria que estou aqui celebrando a perseverança que nos trouxe até este momento. Há cerca de cinco anos, o presidente Roberto Góes nos procurou na Prefeitura de Macapá, para resolver uma questão importante da área que estava cheia de problemas. Juntos conseguimos transformar essa situação e regularizamos tudo, o que foi o primeiro passo para habilitar o Amapá a receber recursos do fundo do legado da Copa no Brasil. Hoje, estou aqui na inauguração, um espaço que não é apenas um equipamento esportivo, mas um centro de desenvolvimento de pessoas, especialmente crianças. Aqui vamos revelar talentos e fortalecer projetos sociais através do esporte. Contem com o Governo do Estado para atuarmos juntos em projetos que beneficiem nossas crianças do Amapá”, destacou o governador.

Entre as atividades que passam a ser desenvolvidas no espaço, na Zona Oeste de Macapá, estão o projeto social “Unidade Gol do Brasil”, para 240 alunos, entre 7 e 16 anos, onde serão aplicados conceitos de ensino das 10 habilidades de vida da Organização Mundial de Saúde (OMS) por meio da prática do futebol. Além de cursos e workshops, com especialistas da modalidade e ex-jogadores e técnicos que fazem parte da história do futebol brasileiro e amapaense.

“É uma grande honra estar aqui entregando este Centro de Desenvolvimento no estado do Amapá. Estou há menos de 40 dias no meu mandato e fiz questão de destravar projetos que estavam parados, incluindo os centros de futebol. Estou muito feliz por ter iniciado essa jornada pela Região Norte. Esse espaço é fundamental para a formação de cidadãos. É uma ferramenta social importante para o Amapá. A parceria entre CBF, FIFA, federação e governo é essencial. Aqui também surgirão campeões!”, enfatizou Samir Xaud, presidente da CBF.
O complexo esportivo, que também passa a abrigar jogos das categorias de base, além do feminino, conta com estruturas modernas, com campo de grama sintética de dimensões oficiais, 105 por 68 metros, com certificado “FIFA Quality”, tecnologia que garante maior durabilidade e resistência à superfície, além de otimizar a drenagem e reduzir a necessidade de manutenção.


“Nosso Centro de Desenvolvimento do Futebol no Amapá foi preparado com os melhores equipamentos para transformar a vida de nossas crianças e jovens a partir da prática do futebol. Foi um momento de muito trabalho, mas aguardado com grande expectativa que, pela FIFA e CBF, além de tantos parceiros, se tornou, agora, uma grande realidade”, celebrou o presidente da FAF, deputado estadual Roberto Góes.
A infraestrutura também disponibiliza dois vestiários para times, dois vestiários para arbitragem, prédio administrativo totalmente equipado, sala médica, banheiros públicos, além de arquibancada para mil pessoas, estacionamento para três ônibus e 40 carros.

“É com grande alegria que estou aqui hoje, ao lado de craques como Branco e Edmilson que fazem parte da história do futebol do Brasil, assim como os craques locais, como Miranda, que nos trouxeram tantas alegrias. Este centro tem um significado profundo. Com certeza, estamos pavimentando o caminho para levar nossa seleção ao hexa. O futebol é parte da nossa cultura e história. Este centro representa um sonho para nossas crianças”, pontuou o senador Randolfe Rodrigues.

O ex-jogador Edmilson, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, que ao lado do tetracampeão Branco foram presenças ilustres no evento, enalteceu a iniciativa e a oportunidade que crianças e jovens terão de evoluir como atletas e também como cidadãos, em um local totalmente preparado e qualificado.
“Este centro é uma ferramenta fantástica para o Amapá, onde falei aos professores que vão trabalhar com os projetos sociais aqui, da importância de serem exemplo como educador para a garotada, que passar a ter uma oportunidade enorme de usar este equipamento de transformação social, para posteriormente se transformar em um grande cidadão e um grande jogador de futebol”, disse Edmilson.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!