Amapá Afro: edital do Governo do Estado busca mapear e apoiar festas tradicionais; inscrições encerram na quarta-feira, 16
Coordenado pela Fundação Marabaixo, o edital tem como objetivo fortalecer a identidade cultural das comunidades que realizam celebrações tradicionais.

O Governo do Amapá encerra na próxima quarta-feira, 16, as inscrições para o edital de Cadastramento de Festas Tradicionais do Amapá. O certame busca mapear, reconhecer e apoiar as manifestações culturais tradicionais do estado.
A iniciativa coordenada Fundação Estadual de Promoção de Políticas de Igualdade Racial (Feppir-Fundação Marabaixo), são voltadas às comunidades que realizam celebrações ligadas às expressões culturais como Marabaixo, Batuque, Zimba, Sairé e Vominê. A publicação do resultado está prevista para 13 de agosto.
A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, ressalta que esta é uma política de governo que garante a efetivação do programa Amapá Afro e que fortalece a identidade cultural do povo amapaense com a redução das desigualdades raciais, com reconhecimento das demandas e atuação prioritária de acordo com as políticas de promoção de igualdade racial.
“O objetivo do Governo do Amapá é garantir que as tradições do nosso povo sejam reconhecidas, fortalecidas e apoiadas. Para isso, é fundamental que todas as festas e celebrações tradicionais estejam cadastradas. Só assim poderemos construir juntos políticas públicas com equidade, respeito e pertencimento”, explica diretora-presidente.

O edital contempla as comunidades que organizam festas e celebrações tradicionais em qualquer região do Amapá e que envolvam elementos da cultura popular local, como festejos, manifestações artísticas e gastronomia. O cadastro é fundamental para que as comunidades possam participar das ações e políticas públicas de valorização e apoio às manifestações culturais tradicionais do estado.
Os interessados em participar podem procurar se inscrever presencialmente na sede da Fundação Marabaixo, na Rua Cândido Mendes, n. 875, no Centro de Macapá ou on-line enviando os documentos indicados no edital para o e-mail: cadastramentofestividades@gmail.com
As festas tradicionais desempenham um papel ímpar na preservação da identidade cultural, além de fortalecer os laços das comunidades, permitindo que as novas gerações se conectem com suas raízes e mantenham vivas suas tradições. Por isso, o Governo do Amapá segue investindo nas manifestações ancestrais que exaltam o jeito de ser do povo amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!