Governo do Amapá participa de debates e ações estratégicas para a COP30 durante o 1° Workshop de Comunicação da Amazônia Brasileira
O encontro reuniu Secretarias de Comunicação dos nove estados que compõem a Amazônia Legal para consolidar ações de estratégia conjuntas no evento global.

O Governo do Amapá participou do 1° Workshop de Comunicação da Amazônia Brasileira, na quinta-feira, 10, que reuniu jornalistas e equipes de comunicadores das nove Secretarias de Comunicação dos estados que compõem a Amazônia Legal, para debater e consolidar ações de estratégia conjuntas para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O encontro aconteceu no Consórcio da Amazônia Legal, em Brasília (DF), com construção de estratégias integradas para posicionar a Amazônia no cenário global mostrando dados e resultados positivos da região, no período que antecede e durante a "COP da Amazônia", que acontece em novembro, em Belém, no Pará.
"Mostrar a nossa realidade com as nossas narrativas é o caminho que a gente quer contribuir na comunicação, com protagonismo e altivez, mostrando que nós fizemos o nosso dever de casa e podemos chegar para emplacar nossas pautas positivas, saindo de um ambiente que a gente vive muito na Amazônia, que é o gerenciamento de crise", enfatizou a secretária de Estado de Comunicação do Amapá, Ana Girlene, ao destacar a originalidade das narrativas da Amazônia por quem vive nela.


A diretora executiva do Consórcio da Amazônia Legal, Vanessa Duarte, reforçou a importância do alinhamento de informações para a COP30. "Temos uma agenda muito positiva com essa integração e compartilhamento de informações entre os estados trabalhando numa política comum com foco na biodiversidade e potencialidades da Amazônia de acordo com cada região para apresentar na COP30", evidenciou.
Entre os debates, foi apresentado para os participantes a proposta de estratégia conjunta de comunicação, elaborada pelo Consórcio, destacando os tópicos mais importantes da Amazônia. Para consolidar o instrumento de ação, os integrantes foram divididos em três grupos para alinhar informações, logo após as definições foram apresentadas na plenária.
Em seguida, os profissionais participaram de palestras com foco na COP30. O coordenador de Comunicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Luciano Milhomem, apresentou o papel da ONU e suas contribuições para o meio ambiente.

"Entre suas atribuições, o desenvolvimento sustentável e os pagamentos por serviços ambientais que mantém a floresta são objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo para proteger o meio ambiente e com resultados positivos na Amazônia", destacou o coordenador de Comunicação do PNUD.
Já o palestrante, jornalista Luciano Lopes, veterano em cobertura de Conferências das Partes, falou do cenário, o que geram pautas de impacto, exclusivas, diferenciais e bastidores do evento. "Guardar lançamentos para os dias do evento geram impactos positivos de destaque e colocar as pessoas como centro dos cenários dando voz para o seu protagonismo são diferenciais que geram maior amplitude e engajamento", reforçou.
Neste viés de comunicação, a diretora da Rádio Difusora de Macapá, Lilian Monteiro, ressaltou as estratégias de cobertura. “Nós, como jornalistas, temos também diversos comunicadores à frente de cargos públicos — gestores, diretores, secretários adjuntos, assessores de comunicação — e cerca de 30 profissionais envolvidos, para que as pessoas do mundo inteiro conheçam a Amazônia por meio de quem vive, trabalha e comunica a região. É fundamental falar, criar e promover estratégias de comunicação para a cobertura da COP30”, ressaltou Lilian Monteiro.
1° Workshop de Comunicação da Amazônia Brasileira
O evento que contou com a participação de secretários e equipes de comunicação dos estados da Amazônia Legal, foi realizado pelo Consórcio da Amazônia Legal com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Open Society Foundactions e Onu-Beasil.
A programação incluiu uma reunião técnica da Câmara Setorial de Comunicação do Consórcio, além de duas palestras com especialistas da área: Luciano Milhomem, coordenador de Comunicação do PNUD no Brasil e Rodrigo Lopes, jornalista da RBS, TV, Rádio Gaúcha e colunista do jornal Zero Hora.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!