Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS REDOBRADOS

Férias: Governo do Amapá alerta para os cuidados com a pele durante o verão amazônico

Dermatologista do Centro de Referência em Doenças Tropicais, Marina Sales, explica que mesmo em dias nublados, os raios solares chegam com a mesma intensidade.

Por Roberta Corrêa
12/07/2025 11h00
Governo do Amapá alerta para os horários de maior incidência solar, hidratação e uso do protetor solar 

O aumento da exposição ao sol durante o período de férias e do verão amazônico exige  cuidados redobrados com a pele, olhos e a saúde no geral, especialmente para grupos mais vulneráveis como crianças e idosos. O Governo do Amapá alerta para os horários de maior incidência solar, hidratação e uso do protetor solar mesmo em dias nublados.

Vermelhidão, bolhas ou ardência após exposição em crianças podem indicar queimaduras. Já nos idosos, pintas com sangramento ou feridas que não cicatrizam merecem atenção imediata. Quanto à visão, a exposição sem proteção pode acelerar o surgimento de catarata, provocar lesões na retina e agravar doenças oculares preexistentes.

Segundo a dermatologista Marina Sales, do Centro de Referencia de Doenças Tropicais (CRDT), o clima quente e úmido da região, aliado à localização geográfica na linha do Equador, favorece uma alta exposição aos raios ultravioletas, mesmo quando o sol não está visível.

Marina Sales, dermatologista do Centro de Referência em Doenças Tropicais

“Mesmo nos dias de mormaço, quando o sol está encoberto por nuvens, os raios solares continuam chegando com a mesma intensidade. Por isso, é fundamental não abrir mão da proteção, não economizar no protetor solar”, orienta a médica.

Entre as principais recomendações estão o uso de roupas leves e de tecidos naturais, evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h, aplicar protetor solar a cada duas horas com fator adequado ao tipo de pele, podendo ser FPS 50 ou 70, e reforçar a ingestão de líquidos ao longo do dia.

A dermatologista alerta ainda sobre os riscos do fotodano, que é o dano causado pela exposição prolongada e repetida aos raios ultravioleta (UV) solares, que com o tempo, pode levar a problemas como envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele.

“Nossa posição geográfica nos coloca numa área de alta incidência solar durante o ano todo. Estamos no meio do mundo e essa particularidade exige mais atenção da população quando se trata de exposição solar”, completa.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça que o uso de barreiras físicas são medidas simples de proteção que podem evitar consequências graves no futuro e orienta que a população mantenha esses cuidados como parte da rotina, especialmente durante o verão amazônico. Veja:

🌤️ Evite o sol entre 10h e 16h;
👕 Use roupas claras e de manga comprida;
👒 Prefira chapéus de aba larga;
⛱️ Não esqueça o guarda-sol
😎 Opte por óculos com proteção UV;
🧴 Mantenha a pele hidratada;
🫗 Faça a ingestão de água e sucos naturais;
🍉 Escolha uma alimentação leve.

Amapaenses aumentam a frequência nos balneários nos municípios do estado, como Mazagão, durante as férias

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde