Instituição do Governo do Amapá concorre a honraria do Congresso Nacional
CVeduc é finalista do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2025, em reconhecimento aos serviços voltados à saúde e valorização dos profissionais da educação no Amapá.

O Centro de Valorização da Educação (CVeduc), vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed), está entre os dez finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2025, uma das maiores honrarias concedidas pelo Congresso Nacional a instituições que se destacam por contribuir significativamente para o fortalecimento da educação no país. A indicação foi feita pela deputada federal, Professora Goreth.
A escolha dos finalistas ocorreu na quarta-feira, 9, durante reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O Cveduc figura ao lado de outras iniciativas de relevância nacional, como o CIEP Brizolão Mané Garrincha, a Comissão Pró-Indígena do Acre e o educador Anísio Teixeira (in memoriam).

Atendimento segue durante as férias, com equipe multiprofissional
A indicação ao prêmio é reflexo direto dos serviços prestados pela instituição no cuidado com a saúde e bem-estar de profissionais da educação e estudantes da rede estadual. A instituição conta com uma equipe multiprofissional especializada, composta por psicólogos, assistente social, nutricionista, educador físico e fisioterapeuta, que atuam por meio do atendimento especializado serviço que segue funcionando normalmente durante o recesso escolar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida Cora de Carvalho, nº 2012, bairro Santa Rita, em Macapá.

"Esse atendimento é realizado sob a gerência do Cláudio, responsável por coordenar as ações que envolvem diferentes profissionais da saúde. O trabalho tem feito a diferença na vida de quem atua e aprende na escola pública amapaense", destacou Jair Borges, gerente de formação continuada do Cveduc.
Além dos serviços na área da saúde, o centro também se destaca por sua atuação na formação continuada de professores, gestores e coordenadores pedagógicos, com foco na melhoria dos índices de aprendizagem do estado. Para isso, conta com uma equipe de formadores nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica.
Além disso, durante o ano letivo são realizadas ações de prevenção e controle de doenças e desenvolvidos os projetos “Caminhe Conosco”, que teve reconhecimento nacional duas vezes, com publicações na revista Aracê e na revista Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), “Medite Conosco”, “Pilates” e “CVeduc Itinerante”.

Estúdio e novas tecnologias fortalecem a formação
Com o recente investimento do Governo do Amapá em novas tecnologias educacionais, o Centro passou a contar com um estúdio de gravação próprio, voltado à produção de videoaulas, podcasts e demais recursos pedagógicos.
“A formação continuada terá um papel ainda mais estratégico com o uso dessas ferramentas. Esse estúdio é um dos três inaugurados pela Seed, e está localizado dentro do Cveduc”, concluiu Borges.

Sobre o Prêmio Darcy Ribeiro
Criado em 1998, o Prêmio Darcy Ribeiro é promovido anualmente pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, com o objetivo de reconhecer ações ou instituições que se destacam por sua contribuição para a educação brasileira. Ser finalista significa figurar entre os maiores exemplos nacionais de comprometimento com a transformação social por meio da educação.
A premiação final do Prêmio Darcy Ribeiro está prevista para ocorrer ainda este ano, e representa uma conquista para toda a educação pública amapaense.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!