Festa de São Tiago terá estrutura de saúde montada pelo Governo do Amapá para atendimento de urgência e emergência
Secretaria de Saúde vai disponibilizar 25 profissionais por dia, além de assistência farmacêutica; Samu terá serviço pré-hospitalar e ambulancha à disposição do público.

O clima de fé, tradição e cultura popular já toma conta de Mazagão Velho, distrito localizado a 32 quilômetros de Macapá, onde acontecem as tradicionais festividades de São Tiago, de 16 a 28 de julho. Para garantir segurança e atendimento de saúde à população local e aos visitantes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) manterá, pelo segundo ano consecutivo, um ponto fixo de urgência no município de Mazagão.
A estrutura temporária vai funcionar em plantões noturnos, das 19h às 7h, e também com cobertura integral aos finais de semana, período de maior movimentação na comunidade. O local contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio da assistência farmacêutica.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual também participa da programação com ambulâncias de suporte avançado, e uma equipe de paramédicos. A novidade é a presença da ambulancha, embarcação que fará o socorro fluvial se necessário. A Unidade Mista de Mazagão também ficará na retaguarda para os casos mais complexos.

De acordo com o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas de Saúde do Amapá, Diego Gama, o ponto fixo e móvel é uma estratégia da Sesa para garantir atendimento ágil e humanizado a quem precisa.

“A estrutura contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio da assistência farmacêutica, com uma equipe média de 25 profissionais por dia. A cobertura inclui plantões noturnos, das 19h às 07h, e atendimento durante os finais de semana, garantindo assistência à população local e aos visitantes durante todo o evento”, explicou.
Samu estará presente
A ação conta ainda com a atuação intensiva do Samu estadual, que terá presença garantida ao longo de todo o período festivo. Segundo o diretor do serviço, Donato Farias, o suporte avançado é reflexo do planejamento e da prioridade que o Governo do Estado dá à segurança dos participantes que prestigiam a tradicional Festa de São Tiago.

“Estamos preparados para dar resposta rápida e coordenada, com foco total na segurança e no bem-estar da população. O trabalho realizado no ano passado, especialmente no dia 25 de julho, quando lidamos com múltiplas ocorrências, desde ferimentos por arma branca até casos graves, demonstrou a eficácia do nosso plano de contingência e a prontidão da equipe para atuar sob alta demanda”, afirmou Farias.
Em 2024, o Samu registrou 154 atendimentos durante as celebrações. No dia 25, data do santo padroeiro da localidade, a equipe enfrentou o pico de chamados, demonstrando agilidade em procedimentos como suturas e remoções em larga escala. Neste ano, a estrutura foi reforçada para garantir ainda mais tranquilidade aos devotos e turistas que prestigiam a festa centenária de São Tiago.

Festa de São Tiago
A Festa de São Tiago, que acontece de 16 a 28 de julho, mistura rituais religiosos, cavalhadas e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo, que lutou ao lado dos cristãos na batalha contra os mouros. Durante esse período, a habitualmente pacata vila de Mazagão Velho recebe milhares de visitantes para prestigiar os festejos.
A programação é realizada pela comunidade, que se organiza pelo Instituto Cultural, com apoio do Governo do Amapá e Prefeitura de Mazagão. Este ano, a mais tradicional manifestação cultural e religiosa do Amapá completa 248 anos. A Festa de São Tiago encerra nos dias 27 e 28, quando as crianças têm uma festa protagonizadas por elas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!