‘Parte de um projeto de Estado construído com união, trabalho e consensos’, diz governador Clécio Luís na abertura da Colheita da Soja 2025 no Amapá
Em evento na Zona Rural de Macapá, mais de 100 documentos foram entregues a agricultores, simbolizando avanço de políticas públicas e integração entre Estado, União e setor produtivo.

O governador Clécio Luís acompanhou neste sábado, 12, a abertura oficial da colheita de soja 2025, na Zona Rural de Macapá. Na ocasião, foram entregues mais de 100 documentos a agricultores, incluindo licenças ambientais para produção de grãos, títulos definitivos de terra e declarações de reconhecimento de direito de posse, que somam mais de 22 mil hectares. A medida garante segurança jurídica, estimula a produção e ajuda a destravar a economia do campo no Amapá.
O evento contou com a participação do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do deputado federal Acácio Favacho, do deputado estadual Júnior Favacho, do presidente da Câmara Municipal de Macapá, Pedro DaLua, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Amiraldo Favacho, além de outros parlamentares do legislativo estadual e municipal e comunidade local. A presença conjunta dos poderes simboliza o consenso político em torno do desenvolvimento sustentável, da inclusão produtiva no campo e da valorização do agronegócio como um dos principais impulsionadores da economia do Amapá.

"Estamos comemorando aqui a colheita e a safra, mas também o trabalho, a união e a construção de consensos no Amapá. É um projeto de Estado, de sociedade e de futuro que está sendo construído aqui. Quando participamos de um dia simbólico como este, é para mostrar a todos que está dando certo. Nesse processo, enfrentamos barreiras naturais, legais e outras dificuldades que surgem no caminho. Por isso, precisamos estar juntos para superar os desafios, trabalhar e alcançar resultados, como estamos vendo aqui hoje", destacou Clécio Luís.
O deputado estadual Júnior Favacho destacou a sintonia entre os Poderes em prol do desenvolvimento do Amapá. Favacho também reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa em dar celeridade à tramitação de projetos que envolvam regularização fundiária e produção agrícola, afirmando que o parlamento estadual atuará com prioridade nas pautas que contribuam para destravar o setor produtivo.

"Quando chegar um título desse na Assembleia, que vier do Amapá Terras, nós vamos fazer um compromisso de votar em uma semana, porque o Amapá não aguenta mais esperar. O Amapá tem pressa. Nós queremos o Amapá produzindo. Nós vamos provar que podemos ser gigantes, competitivos e competentes, e essa competência vai estar nessa união entre o Executivo e o Legislativo", enfatizou Favacho.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou a relevância do Amapá no cenário agrícola nacional e apontou o grande potencial da Zona Rural de Macapá para o crescimento do setor. Ele classificou o momento como histórico e parte de uma agenda contínua de entregas, especialmente nas áreas de licenciamento ambiental e regularização fundiária.

“O Clécio lidera essa pauta e, por isso, eu o parabenizo. Desde antes de ser governador ele já falava fortemente da importância desse processo e, desde o primeiro dia do seu governo, eu tenho testemunhado esse compromisso - primeiro como ex-governador e agora como ministro do governo federal. Obviamente, assim como eu e ele, cada um tem a sua contribuição”, enfatizou.
Dia de campo
Realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial Amapaense (Uniagro) e a Associação dos Produtores do Amapá (Aprap), o evento simboliza o fortalecimento da produção rural e os avanços de políticas públicas estruturantes, consolidando o Amapá como nova fronteira agrícola do país, com ações integradas de regularização fundiária, licenciamento ambiental e incentivo à produção.




Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!