Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá reforça sistema prisional com início da elaboração do Plano de Segurança Orgânica

Ação utiliza tecnologia, engenharia e inteligência policial para garantir defesa de servidores e da população.

Por Lucas Mota
14/07/2025 13h06
Luiz Carlos Gomes Júnior (na ponta esquerda), diretor-presidente do Iapen, junto à equipe do GTA

O Governo do Amapá deu mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública ao iniciar a elaboração do Plano de Segurança Orgânica do sistema prisional estadual. Nesta semana, foi realizado um sobrevoo técnico nos arredores das unidades prisionais do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) com apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), ação que marca o início da construção de um diagnóstico preciso das vulnerabilidades na área externa do complexo penitenciário.

Coordenada pelo Iapen, com o suporte da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a ação integra o planejamento estratégico do Governo do Estado para garantir mais segurança a servidores, internos e à população. A atividade teve como objetivo mapear rotas clandestinas, edificações irregulares e outros pontos críticos que oferecem riscos à segurança das unidades prisionais.

Luiz Carlos Gomes Júnior, diretor-presidente do Iapen

“O Governo do Estado está empenhado em criar um ambiente prisional mais seguro, com investimentos em estrutura, gestão e inteligência. O Plano de Segurança Orgânica representa esse compromisso, com medidas integradas para conter ameaças como o arremesso de celulares e drogas por sobre a muralha”, explicou Luiz Carlos Gomes Júnior, diretor-presidente do Iapen que acompanhou a ação junto ao diretor-adjunto, Cezar Delmontes e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Daniel Marsille.

A partir do mapeamento aéreo, o Governo do Amapá vai desenvolver, por meio do Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Manutenção Predial (NAE) do Iapen, um projeto para instalação de cerca de proteção e pista de ronda no entorno do complexo prisional. O NAE foi criado como parte da reestruturação administrativa implementada pela atual gestão estadual, dentro das diretrizes do Planejamento Estratégico da instituição, com metas até 2027.

A iniciativa se soma a outras ações adotadas recentemente pelo Governo do Amapá, como a implementação do novo Procedimento Operacional Padrão (POP) em todas as unidades prisionais, desde março. O POP padroniza protocolos de segurança, revista, controle de acesso e movimentação interna, reduzindo falhas e aumentando a eficiência.

Novos POPs aumentaram eficiência do controle nas unidades prisonais

“Os celulares apreendidos na Operação Mute estavam nas unidades antes da adoção do novo POP. Com a padronização e o reforço nas rotinas, a tendência é a queda contínua desses registros”, concluiu o diretor-presidente do Iapen.

Com essas medidas, o Governo do Amapá reafirma o compromisso com uma política penitenciária moderna, eficiente e alinhada às necessidades da segurança pública e da sociedade amapaense.

Operação Mute, realizada de 30 de junho a 3 de julho, tem como principal objetivo reduzir a entrada e circulação de materiais ilícitos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!