Hospital de Emergência de Macapá registra mais de 100 atendimentos por trauma no segundo fim de semana das férias de julho
Governo do Amapá reforça alerta para cuidados e prevenção contra sinistros. A maioria dos casos envolveu quedas e acidentes de trânsito.

O Hospital de Emergência Dr. Oswaldo Cruz (HE), em Macapá, registrou mais de 100 atendimentos de pacientes com traumas apenas neste fim de semana de férias, 12 e 13 de julho. A maioria dos casos envolveu acidentes de trânsito e quedas. (veja os dados no fim do texto).
O Governo do Amapá reforça o alerta para cuidados com saúde das crianças durante o período. O número elevado de ocorrências preocupa e reforça a importância da atenção redobrada durante os fins de semana, quando há aumento na circulação de pessoas, consumo de álcool e práticas esportivas ou atividades de lazer que envolvem riscos.
Os profissionais do HE pontuam a necessidade de supervisão de crianças em ambientes domésticos e uso de equipamentos de segurança no trânsito, como capacetes e condução responsável.
Férias: Governo do Amapá alerta para os cuidados com a pele durante o verão amazônico
Atendimento ágil
Apesar da alta demanda, o diretor do HE, Emanoel Martins, garante que a unidade conseguiu responder com agilidade aos atendimentos.

“Estamos atentos e preparados. Mesmo com o aumento no número de ocorrências, conseguimos dar suporte à população graças aos investimentos que o Governo do Amapá tem feito no hospital nos últimos tempos, com equipamentos modernos e um corpo técnico qualificado e comprometido com o cuidado”, afirma o diretor.
A orientação é para que, sempre que possível, os acidentes sejam evitados por meio da prevenção. Pequenas atitudes, como usar capacete, não dirigir sob efeito de álcool, manter ambientes seguros em casa e cuidar da vacinação de animais, podem salvar vidas.
As ocorrências registradas no sábado, 12, e domingo, 13:
- 43 acidentes de trânsito
- 10 quedas da própria altura;
- 8 quedas de altura;
- 10 traumas cranioencefálicos (TCE);
- 7 atropelamentos;
- 4 politraumas;
- 4 mordeduras de animais;
- 3 agressões físicas;
- 2 traumas maxilofaciais;
- 1 caso de ofidismo (picada de cobra);
- 33 casos de menor gravidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!