Operação Boa Viagem fiscaliza venda de componentes automotivos
Fiscalização iniciou nesta terça-feira e acontece até a próxima sexta, em Macapá e Santana
Operação reduz o potencial de risco de acidentes, por conta de não atendimento aos requisitos mínimos
As lojas de componentes automotivos estão passando por fiscalização. A Operação “Boa Viagem”, tem o objetivo verificar o cumprimento dos requisitos mínimos de segurança para peças e acessórios. As fiscalizações estão sendo realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amapá (Ipem/AP) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A operação, que iniciou nesta terça-feira, 7, acompanha de perto a venda de baterias para veículos automotores e motocicletas, líquidos para freios hidráulicos, amortecedor de suspensão, buzinas e lâmpadas para veículos, entre outros produtos. A operação vai acontecer até o dia 10 nos municípios de Macapá e Santana.
Para o especialista em metrologia Legal do Ipem, José Simon da Silva, a operação é importante para reduzir o grande potencial de risco de acidentes, por conta de não atendimento aos requisitos mínimos. Ele aponta ainda, que em alguns casos há a constatação de componentes de estoques antigos que foram fabricados antes mesmo das portarias de normatizações expedidas.
O empreendimento com irregularidade na certificação dos produtos deverá apresentar sua defesa ao Instituto no prazo de 10 dias, o que poderá resultar em multas com o valor até R$ 1,5 milhão ou advertências. Os componentes recolhidos geram um termo único de fiscalização com a descrição de todos os itens.
Para Albertino Almeida, gerente de um dos estabelecimentos visitados, a fiscalização é relevante. Para ele, o consumidor deve ser respeitado, pois em cada produto vendido movimenta a economia e, para quem adquire um produto, espera sempre o bom desempenho das funcionalidades prometidas, levando em consideração as garantias.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!