Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO DA CARREIRA

‘Ato histórico de reconhecimento’, destaca governador Clécio Luís em promoção de oficiais e entrega de medalhas no Corpo de Bombeiros do Amapá

Evento nesta segunda-feira, 14, marcou a ascensão inédita de 10 tenentes-coronéis aos cargos de coronéis da corporação militar do estado.  

Por Rodrigo Juarez
15/07/2025 10h00
Foi a maior promoção de oficiais e praças realizada na história da corporação de segurança pública do Amapá

O governador do Amapá, Clécio Luís, comandou nesta segunda-feira, 14, mais uma promoção de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A solenidade, no Comando Geral da corporação, em Macapá, também marcou a entrega das medalhas Tumucumaque e do Mérito Tenente José Alves Pessoa, em homenagem a civis e militares, além das premiações aos vencedores da Semana do Bombeiro.

A cerimônia, na qual 52 militares ascenderam na carreira, sendo 24 oficiais e 28 praças, entrou para a história pela promoção inédita e conjunta de 10 tenentes-coronéis ao cargo de coronéis. O processo foi resultado do trabalho da Comissão de Valorização dos Militares, aprovado pelo governador Clécio Luís e sancionado pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

Dos 52 promovidos, 10 bombeiros ascenderam ao posto de coronéis

“É uma honra estar aqui participando desta formatura, desejo que vocês cumpram a função que lhes é cabida, a profissão que vocês escolheram, mas que isso, quando vocês se tornaram bombeiros, vocês tomaram posse de um ofício, que é salvar vidas, resgatar pessoas, animais, resguardar patrimônios. Que todos façam deste ofício, que é considerado por todo mundo o mais bem avaliado, o valor de suas vidas. Parabéns a todos os bombeiros do Amapá”, destacou o governador Clécio Luís.

Entre os oficiais promovidos estava a então subtenente Isocleuma Fonseca de Andrade, que ascendeu ao cargo de tenente, em reparação a um erro administrativo causador da promoção tardia. A militar, que integrava um grupo de bombeiros que, pela atuação de salvamento de sobreviventes no naufrágio de uma embarcação em 2012, no Rio Amazonas, foi promovido pelo ato de bravura, era a única que não tinha recebido a elevação de cargo.

Governador Clécio Luís com a tenente promovida Isocleuma de Andrade, em reparação histórica no Corpo de Bombeiros

“Vivemos no mundo onde mentiras e fantasias influenciam pessoas, onde são inventados super-heróis que não existem. Mas temos heróis reais que merecem ser reconhecidos, é o caso da Isocleuma, que, junto com seus companheiros, salvou muitas pessoas, inclusive com massagens para reanimar as pessoas. Tenho a honra de hoje estar reconhecendo a promoção por bravura da, agora tenente, Isocleuma, que é uma inspiração viva, uma bombeira de corpo e alma”, reconheceu o governador.

Durante a solenidade, a tenente Isocleuma recebeu o abraço carinhoso da filha de uma das sobreviventes do naufrágio, em agradecimento pela vida da mãe.

“Graças a Deus que me deu força naquele momento. Agradeço aos meus pais, aos companheiros bombeiros, ao comandante e ao governador Clécio Luís pela honra que recebo hoje e dedico esse momento a cada bombeiro, que dedica a vida se arriscando pelo próximo, todos os dias”, agradeceu a tenente Esocleuma.

Filha de sobrevivente do naufrágio agradece a militar
Ação da bombeira Isocleuma salvou inúmeras vidas

Honrarias

Além da promoção de oficiais e praças, o evento também marcou a entrega das medalhas do Mérito “Tenente José Alves Pessoa”, destinada a militares e civis que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à comunidade amapaense e às instituições militares estaduais.

Ouve também a entrega da “Medalha Tumucumaque”, destinada a policiais e bombeiros do serviço ativo que atuam nos municípios do interior do Amapá, em reconhecimento ao compromisso com a segurança e o bem-estar das comunidades afastadas da Região Metropolitana.

Governador Clécio Luís no ato de entrega das medalhas de mérito, “Tenente José Alves Pessoa e Tumucumaque”

Reconhecimento e valorização

A cerimônia contou ainda com a assinatura do Decreto de Ressarcimento de Preterição em Razão de Gravidez, um momento histórico que simboliza não apenas uma reparação, mas um avanço significativo na valorização das bombeiras dentro da corporação no Amapá.

Antes, a militar grávida era excluída dos cursos de formação e perdia a vaga. Após avanços, a militar passou a ser excluída, mas tinha o direito reservado de fazer o curso em outra turma, porém perdia a classificação de origem.

Governador Clécio Luís assina decreto que estabelece direitos igualitários às gravidas durante curso de formação
Cel. Pelsondré Martins, comandante do Corpo de Bombeiros

"É um momento que estamos fazendo história na corporação, com a promoção de coronéis, onde vamos reestabelecer o estado maior, mas hoje o governador Clécio está fazendo justiça nos atos aqui realizados, como o direito das gravidas, onde por muito tempo ser mãe nos bombeiros era punição, agora com o ressarcimento de preterição, o direito a realização do curso para promoção está garantido. Um grande avanço", celebrou o coronel Pelsondré Martins, comandante geral do Corpo de Bombeiros.

Com o novo ato do Comando Geral, a gestação não será mais impedimento para a ascensão funcional. A bombeira que for classificada, por merecimento ou antiguidade, em curso de formação, que estiver grávida ou mesmo vier a engravidar durante o curso, terá garantida sua vaga, e sua classificação (conforme sua nota) se dará na sua turma de origem, não havendo, assim, nenhum prejuízo na carreira da militar.

O governador Clécio Luís também assinou o decreto do Curso de Formação de Sargentos do Quadro de Praças, com 120 vagas para militares da corporação. A presente medida atende à necessidade institucional de assegurar a continuidade da formação profissional dos praças, e busca promover a valorização da carreira e o fortalecimento da capacidade operacional do Corpo de Bombeiros do Amapá.

Governador Clécio Luís assinou decreto para o Curso de Formação de Sargentos, com 120 vagas para militares da corporação

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!