Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá prepara servidores da segurança pública para eventos internacionais com cursos de idiomas e Libras

Capacitação é voltada à atuação durante a COP30 e fortalece o atendimento a públicos diversos

Por Lucas Mota
15/07/2025 12h24
Serão ofertadas 120 vagas, distribuídas entre três cursos

Com foco na preparação para grandes eventos internacionais, como a 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), o Governo do Amapá lançou, nesta terça-feira, 15, o edital de abertura dos cursos de extensão em Inglês, Francês e Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado exclusivamente aos servidores da segurança pública do estado.

CONFIRA AQUI O EDITAL

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com execução do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Amapá (Iesp/AP) e parceria da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As formações integram o Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid).

Serão ofertadas 120 vagas, distribuídas igualmente entre os três cursos, com carga horária de 40 horas e aulas presenciais nas dependências do Iesp/AP. As inscrições ocorrem de 17 a 25 de julho e são exclusivas para servidores das forças de segurança vinculadas à Sejusp.

Iniciativa acontece no Iesp/AP, sendo voltada exclusivamente aos servidores da segurança pública do estado

O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento institucional a públicos diversos, especialmente visitantes estrangeiros e pessoas com deficiência auditiva. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amapá com a qualificação contínua dos profissionais da segurança.

Melque Lima, coordenador do Profid

“É importante esta qualificação para que os servidores tenham domínio básico em Libras, inglês e francês, e assim possam atender a população de forma mais eficiente, com compreensão e resolução das demandas”, destacou o professor Melque Lima, coordenador do Profid.

Segundo o capitão Alan Coimbra, coordenador do Iesp/AP, a qualificação é estratégica diante da possibilidade de atuação dos agentes em eventos internacionais.

Capitão Alan Coimbra, coordenador do Iesp/AP

“Este curso prepara nosso servidor para trabalhar em grandes eventos, como a COP 30. Caso os profissionais da segurança pública do Amapá sejam convocados, estarão prontos para representar bem o estado e garantir um atendimento qualificado”, afirmou.

Com a iniciativa, o Governo do Amapá investe na formação de servidores mais preparados, inclusivos e aptos a atuarem em ambientes multilíngues e diversos, fortalecendo a imagem institucional do estado no cenário nacional e internacional.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!