Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Técnicos avaliam resistência de mosquitos a inseticidas

Finalidade é criar rede de monitoramento que avalie a eficiência do combate a mosquitos

Por Redação
07/02/2017 11h58

Treinamento tem como foco as novas técnicas da Organização Mundial de SaúdeTreinamento tem como foco as novas técnicas da Organização Mundial de Saúde

Os inseticidas utilizados nos programas de saúde pública, principalmente no combate à malária e dengue, estão sendo avaliados por técnicos do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). A capacitação oferece condições aos profissionais saberem qual a resistência do mosquito ao veneno.

Entre os inseticidas, o Piretróides é o mais utilizado no mercado atualmente. Depois, vem o organofosforado, usado nas campanhas contra a dengue. Por último vem os inseticidas carbamato e organoclorados, que ainda estão sendo inseridos no mercado.

Após o treinamento, os técnicos vão criar uma rede de monitoramento para avaliar as atividades de campo, buscando saber se a aplicação de inseticidas durante as campanhas está surtindo efeito.

O treinamento tem como foco as novas técnicas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Se nas provas os insetos permanecerem vivos, é feito o teste de suscetibilidade, que vai definir se esses mosquitos são resistentes ou não aos referidos produtos.

A capacitação acontece no laboratório de Entomologia Médica no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), no período de 6 a 10 de fevereiro. Participam do treinamento, técnicos do instituto amapaense e também do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!