Assistência Social do Governo do Amapá participa de lançamento de normativa da CGE voltada ao fortalecimento da transparência pública
Participação ativa da Seas reforça o compromisso da gestão com a transparência, a padronização e o fortalecimento do controle interno na administração pública estadual.

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) participou nesta terça-feira, 15, do lançamento da Instrução Normativa nº 001/2025, promovido pela Controladoria Geral do Estado do Amapá (CGE/AP), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), em Macapá.
A atividade representa um marco importante para a padronização das funções das Assessorias de Controle Interno (ACI) dos órgãos e entidades do Governo do Estado. A participação ativa da Secretaria de Assistência Social reforça o compromisso da gestão com a transparência, a padronização e o fortalecimento do controle interno na administração pública estadual.
O evento teve como objetivo apresentar oficialmente a normatização das funções das ACIs, destacando a importância do controle interno como instrumento estratégico de governança. A nova normativa estabelece critérios técnicos e funcionais para atuação das assessorias, promovendo maior alinhamento entre os órgãos e consolidando uma cultura de responsabilidade e prevenção de riscos administrativos.
"Participar deste momento ao lado da Controladoria Geral do Estado é reafirmar o nosso compromisso com a gestão pública responsável. A normatização das Assessorias de Controle Interno representa um avanço importante para fortalecer a integridade e a transparência em todas as áreas do Governo. A Seas caminha com responsabilidade e alinhada às boas práticas de governança”, afirmou a secretária adjunta da Seas, Rozana Duarte.
Além da secretária adjunta de Assistência Social, representaram a Seas a equipe da Assessoria de Desenvolvimento Institucional e da Assessoria de Controle Interno, fortalecendo o engajamento da Secretaria com as diretrizes de eficiência, transparência e integridade na gestão pública.

"A construção de um serviço público eficiente passa pela padronização e pelo fortalecimento institucional. Essa iniciativa da CGE reforça a importância de termos diretrizes claras e integradas. A Seas reconhece o papel estratégico da articulação institucional nesse processo de evolução contínua da gestão pública", pontuou a assessora de Desenvolvimento Institucional da SEAS, Ana Alice.
Durante a programação da manhã, os participantes acompanharam a abertura oficial, palestras, painel temático e orientações sobre a aplicação da Instrução Normativa. Pela tarde, os trabalhos foram direcionados exclusivamente às equipes de controle interno, com atividades de capacitação, apresentação de boas práticas e discussão de procedimentos operacionais.

“Esse momento reafirma o compromisso do nosso secretário, Hugo Paranhos, a fim de fortalecer uma gestão cada vez mais transparente, eficiente e comprometida com a população amapaense. Seguimos juntos, trabalhando com responsabilidade e dedicação para fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, concluiu a assessora de Controle Interno da Seas, Francineide Dutra.
A presença ativa da Seas neste espaço de diálogo e aprendizado reafirma o compromisso da gestão do Governo do Amapá com a melhoria contínua dos processos internos, a integridade institucional e o fortalecimento da atuação preventiva no âmbito da administração pública.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!