Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Mulheres do Habitacional Macapaba são capacitadas pelo Governo do Amapá em áreas de estética

Qualificação profissional atende cerca de 40 moradoras que se especializam nas aulas de alongamento de unha e tranças, na Zona Norte de Macapá. 

Por Bianck Bastos
16/07/2025 09h20
Capacitação de 40 horas-aulas torna participantes aptas para empreender na área

Promovido pelo Governo do Amapá, os cursos de alongamento de unha e de trancista estão entre as qualificações profissionais que acontecem no Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá. As capacitações atendem cerca de 40 moradoras e são uma estratégia para estimular o empreendedorismo dentro da comunidade.

Após a capacitação de 40 horas-aulas, histórias de sucesso como a de Aline Braga, de 28 anos, tornam-se reais. A jovem revelou que, há alguns anos, era aluna e que, por se destacar no curso, foi chamada para ser instrutora das novas aprendizes.

Instrutora Aline Braga

“É gratificante para mim estar ensinando essas mulheres, porque já fui aluna igual a elas. Antes já tinha feito esse curso aqui no Macapaba, e a professora viu que eu estava capacitada e resolveu me chamar para ser instrutora. Além de ensinar como ser trancista, também ensino a elas como trabalhar nas redes sociais para divulgarem seus trabalhos e alcançar clientes”, relatou Aline.

Na área de alongamento de unhas, uma das participantes foi Carmen Alana, de 22 anos. A jovem, também acadêmica do curso de enfermagem, mencionou que o curso já era esperado e que um dos objetivos é se especializar e abrir o próprio negócio futuramente.

Estudante de enfermagem, Carmen Alana

“Sempre tive vontade de participar de um curso de alongamento de unhas, mas nunca tive a oportunidade. Esse momento está sendo uma experiência única. No segundo dia de curso já aprendemos muitas coisas. Eu espero que eu consiga chegar no meu objetivo, que é absorver todo conhecimento da professora para no futuro poder abrir meu próprio negócio”, pontuou a jovem.

As aulas são ministradas pela professora Luciete Tavares, que explicou sobre como os cursos na área da estética no Macapaba têm sido um sucesso e de como as demandas do mercado são propícias para receber novas profissionais.

Professora Luciete Tavares ensinando as técnicas

“Estamos com a terceira turma do curso de alongamento de unhas, e a procura é grande, porque existe um mercado amplo para esse tipo de profissional. Tanto é que a gente forma a profissional e ela some. Existe uma demanda de clientes buscando profissionais para inúmeras técnicas de alongamento, porque hoje a mulher se cuida muito mais e, com isso, ela também está buscando técnicas novas, técnicas mais rápidas, e a formação contempla técnicas mais fáceis e mais rápidas e, com isso, o mercado está absorvendo fácil essas profissionais”, argumentou a professora.

Aulas acontecem de segunda a sexta-feira na Escola Estadual Antônio Munhoz. A realização do projeto integra o programa Minha Casa, Minha Vida, sob coordenação da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) em parceria com a empresa Híbrida.

Moradora do Macapaba, Rita Marles

"Estamos sempre aprendendo algo novo, ainda mais na área da beleza, que é um meio em que dá para ganhar muito dinheiro. Busco sempre me capacitar, aprender novas técnicas e, quando tem esses cursos aqui no habitacional, sempre participo, porque vou me aprimorando. Esse curso é muito procurado e só na área de trancista a pessoa já consegue fazer uma boa renda", comentou outra moradora, Rita Marles, de 34 anos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!