Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Relação de amizade entre Amapá e Guiana Francesa será simbolizada com monumento, diz governador Clécio Luís

Encontro bilateral durante a 13ª Comissão Mista Transfronteiriça aproximou gestores e fortaleceu a cooperação entre os territórios ligados pelo Rio Oiapoque.

Por Fabiana Figueiredo
15/06/2024 00h00

Nesta quarta-feira, 12, o governador do Amapá, Clécio Luís, integrou uma reunião bilateral, paralela à 13ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) Brasil-França, com o governo da Guiana Francesa, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os territórios unidos pelo Rio Oiapoque.

As reuniões paralelas durante a CMT permitiram uma maior aproximação entre os gestores de ambas as regiões, podendo esclarecer pontos de atenção e compartilhar os próximos passos das gestões.

"Foi um momento muito rico de aproximação entre os governos. Nós já nos conhecíamos de outros encontros diplomáticos, mas agora pudemos conhecer melhor as realidades de cada um e nos aproximarmos. Um dia frutos desse encontro foi que decidimos construir um monumento simbólico para representar essa irmandade e amizade entre o povo oiapoquense e o povo guianense", descreveu o governador Clécio Luís.

Os governos do Amapá e da Guiana Francesa também firmaram uma parceria para participarem de forma conjunta na Conferência do Clima da ONU em Belém, a COP30, no ano que vem.

"Desejamos poder trabalhar em conjunto, como foram nestes dias, para levarmos boas colaborações para a COP30. Estou saindo feliz com que o conseguimos conversar aqui e com a nossa aproximação em prol da cooperação", ressaltou Gabriel Serville, presidente da Coletividade Territorial da Guiana (CTG).

Na terça-feira, 11, e na quarta-feira, 12, representantes dos governos federais e estaduais do Brasil e da França e de outras instituições se reuniram em Macapá e apresentaram avanços do último ano na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. Também foram tomadas decisões que vão beneficiar o desenvolvimento conjunto da região.