Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado implanta núcleo de vigilância epidemiológica no Hospital Universitário do Amapá

Espaço inaugurado nesta segunda-feira, 17, vai auxiliar nas ações preventivas em casos de doenças de notificação imediata.

Por Mônica Silva
17/06/2024 00h00

O Governo do Amapá em parceria com o Hospital Universitário (HU) implantou o Núcleo de Vigilância Epidemiológica na unidade, para a detecção e investigação de Doenças de Notificação Compulsória, as quais podem afetar a população em grande escala de risco.

O espaço passa a funcionar a partir desta segunda-feira, 17, em uma sala no predio do HU, vinculado a Rede de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), auxiliando as autoridades de saúde pública para implementar medidas preventivas como quarentena, imunizações e desinfecção, que buscam reduzir o risco de transmissão entre as pessoas. 

"Esse é um elo entre profissionais de saúde do estado, estudantes e vigilância de saúde, para despertar a equidemologia, que é tão difícil de chamarmos a atenção. Então, acho que isso é importante de a gente ter, garantir que a gente tenha esse núcleo bem integrado à rede nacional de vigilância epidemiológica hospitalar, isso é o que a gente vem trabalhando, e poder, como todos disseram aqui, garantir o serviço de qualidade do SUS para a população amapaense, e também aqui no HU", reforçou o superintendente.

O espaço dispõe de uma estrutura com computadores conectados à linha telefônica e internet e com capacidade para instalação dos programas e sistemas de informação recomendados pelo Ministério da Saúde.

"Nós não só prestamos serviços na área de saúde, mas nós queremos prestar serviços de qualidade, com controle de infecção, de óbitos, situações que são extras que acontecem, problemas com a assistência de cada paciente", ressaltou o superintendente do HU-Unifap, Marcos Roberto Santos.

O levantamento será feito com base nos casos atendidos no hospital como síndromes respiratórias aguda grave, dengue, covid-19 e óbitos por outras doenças. Os casos suspeitos ou confirmados serão relatados às autoridades sanitárias, que irão investigar e determinar a causa da doença, além de identificar outras pessoas que possam ter sido expostas. 

Para a gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Solange Costa, existe a necessidade de estabelecer um ponto focal para agilizar informações.

“As informações, as investigações e os métodos de contenção de doenças, como a Covid-19, e o apoio para coleta de amostras, sempre com olhar voltado para a notificação oportuna das doenças compulsórias”. disse Solange.

A vigilância epidemiológica operante no nível hospitalar é capaz de gerar e retroalimentar a unidade com indicadores de qualidade promovendo um impacto positivo na gestão e na qualidade da assistência e na relação custo-benefício das ações desenvolvidas.

Além do núcleo de vigilância de doenças epidemiológicas do HU, o Amapá conta com unidades no Hospital Estadual de Santana, de Laranjal do Jari,de Oiapoque, Hospital de Emergências e Hospital de Clínicas Alberto Lima.