Agência Amapá
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Estou feliz pelo reconhecimento da minha cultura', diz aluna quilombola durante projeto ‘Cantando Marabaixo nas Escolas’

Lorrana dos Santos participou da programação organizada pelo Governo do Amapá e a Nação Marabaixeira, em Ferreira Gomes.

Por Cássia Lima
17/06/2024 00h00

A beleza, tradição e melodia das caixas e Marabaixo foram apresentadas por alunos de 9 municípios no último final de semana, na escola estadual Maria Iraci Tavares, em Ferreira Gomes. A programação organizada pelo Governo do Amapá e Nação Marabaixeira foi a culminância do Projeto ‘Cantando Marabaixo nas Escolas’, onde cerca de mil alunos foram reunidos.

Lorrana dos Santos, natural do quilombo do Curiaú, em Macapá, e estudante da escola José Bonifácio ficou feliz em ver a sua dança tradicional na programação dentro da sala de aula.

“Elaboramos uma canção em saudação a santíssima Trindade e ao divino espirito santo. Estou feliz pelo reconhecimento da minha cultura dentro das escolas e muito contente em poder compartilhar esse momento com outros alunos de outros municípios”, destacou.

O marabaixo é a mais autêntica manifestação cultural amapaense e, em novembro de 2018, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan). A culminância do projeto contou com oficinas, danças e apresentação de uma canção de marabaixo original, composta pelos alunos em uma celebração da cultura e identidade amapaense.

O projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas” busca disseminar dentro da sala de aula a tradição, história e ancestralidade da manifestação cultural para alunos da rede pública estadual. Para o Elisangela Vilhena, da escola Maria Iraci Tavares, em Ferreira Gomes, o momento foi de curiosidade.

“Não sabia o porque de alguns cantos, ou como era feito a caixa de marabaixo e muito menos como começou. Eu aprendi muito e agora sei muito e já posso também explicar para outras pessoas”, disse a estudante.

Neste ano a programação reuniu cerca de mil estudantes de nove municípios do Estado. São eles: Macapá; Santana; Porto Grande; Tartarugalzinho; Amapá; Calçoene; Pedra Branca do Amapari; Cutias e Ferreira Gomes.

As músicas compostas pelos alunos já estão disponíveis no canal do YouTube da Nação Marabaixeira, no link https://www.youtube.com/@nacaomarabaixeira7688/videos.

Para a realização do festival, foram investidos mais de R$ 70 mil pelo Governo do Amapá para premiação, transporte, oficinas e ensaios, assim como as roupas e alimentação dos estudantes e monitores. A programação também contou com aportes financeiros da Prefeitura de Ferreira Gomes.