Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Samu do Amapá registra mais de 17 mil chamados em seis meses e alerta para casos de trotes

Equivalente a 10% das ligações, mais de mil chamadas falsas atrasaram atendimentos reais; maioria acontece pela manhã e madrugada.

Por Roberta Corrêa
18/07/2025 11h16
Conforme o relatório, foram realizados 7.019 atendimentos com envio de viaturas

Entre os dias 1º de janeiro e 15 de julho de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Amapá recebeu 17.361 chamadas pela Central de Regulação das Urgências. Desse total, 1.201 foram trotes, o equivalente a 10% das ligações, o que representa um número que compromete diretamente o atendimento a casos reais de emergência.

Segundo relatório divulgado no dia 16 de julho, além dos trotes, 217 ligações foram solucionadas com orientação médica, sem necessidade de envio de ambulância, e 5.503 atendimentos foram relacionados a dúvidas, encaminhamentos e outras informações. Já os pedidos efetivos de envio de unidades móveis somaram 10.440 ocorrências.

Donato Farias, diretor do Samu estadual

Donato Farias, diretor do Samu estadual, alerta que muitos dos trotes ocorrem no período da manhã e de madrugada.

“Na maioria das vezes, são crianças pela manhã ou pessoas alcoolizadas durante a madrugada. Durante a triagem, conseguimos perceber as informações vagas e inconsistentes para lidar com a situação”, explicou.

Ainda conforme o relatório, foram realizados 7.019 atendimentos com envio de viaturas. As Unidades de Suporte Básico (USB) lideraram as saídas com 4.197 acionamentos, representando 59,8% do total. As Unidades de Suporte Avançado (USA) foram enviadas em 2.474 casos (35,2%). O helicóptero foi acionado 29 vezes e outros tipos de veículos, 319 vezes.

Julio Barcelar, médico regulador

O número expressivo de solicitações de ambulâncias reforça a importância do serviço e da necessidade de planejamento constante quanto à frota, equipe e cobertura territorial. O médico regulador Julio Barcelar ressalta a importância da triagem criteriosa.

“Temos um protocolo rigoroso. Buscamos o máximo de informações possíveis para definir o tipo de atendimento necessário e orientar o paciente até a chegada da equipe. Isso pode ser decisivo para salvar uma vida", disse Barcelar.

O médico regulador também desempenha papel fundamental na racionalização dos atendimentos. A existência de 217 orientações realizadas por telefone, sem envio de viatura, demonstra a efetividade da triagem na Central.

🏫 Projeto nas escolas combate trotes

Apesar dos esforços contínuos para educar a população, o número de trotes ainda é alto. Para combater esse problema, o Samu desenvolve ações educativas, como o projeto Samuzinho, que leva conscientização sobre o uso correto do serviço ao público infantil e juvenil nas escolas.

“Algumas pessoas, durante a ligação, demonstram impaciência com as perguntas, mas elas são essenciais para identificar a gravidade da situação e decidir qual tipo de ambulância enviar, com os equipamentos adequados”, reforça Adrian de Lima, Técnico Auxiliar de Regulação Médica.

Adrian de Lima, Técnico Auxiliar de Regulação Médica

🚫 Trote é crime

O trote é considerado crime, conforme o artigo 266 do Código Penal, e pode resultar em detenção de até três anos e multa. Em âmbito estadual, a Lei nº 2.089 de 2016, de autoria da deputada Maria Góes, prevê multa de até um terço do salário mínimo vigente para quem fizer falsas comunicações de ocorrência.

📲 Quando acionar o Samu 192

O Samu deve ser acionado em situações de urgência e emergência, como:

  • Dores intensas no peito;
  • Perda de consciência ou desmaios;
  • Acidentes de trânsito;
  • Quedas com ferimentos graves;
  • Crises convulsivas;
  • Envenenamento;
  • Afogamento;
  • Queimaduras;
  • Ataques de animais;
  • Ferimentos por armas de fogo ou armas brancas.

A ligação para o número 192 é gratuita e atendida pela Central de Regulação Médica, que faz a triagem do caso e determina o tipo de atendimento necessário.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde
TAGS: Samu