Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

Governo do Amapá inicia implementação de enfermaria de saúde mental no Hospital de Santana

Unidade contará com leitos para pacientes em surto e profissionais capacitados; medida reduz dependência do Hospital de Emergências de Macapá.

Por Karla Marques
17/07/2025 15h43
O projeto avança com capacitação da equipe multiprofissional e definição dos fluxos de atendimento

O Governo do Amapá deu início ao processo de implementação da primeira enfermaria de saúde mental no Hospital Estadual de Santana. O projeto, que já era previsto desde 2011, agora avança com capacitação da equipe multiprofissional e definição dos fluxos de atendimento.

A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deve beneficiar não apenas a população de Santana, o segundo município mais populoso do estado, como também comunidades ribeirinhas próximas e Mazagão. Reduzindo a dependência do Hospital de Emergências (HE) de Macapá pela rede pública de saúde.

Marlucia Milhomem, coordenadora estadual de Saúde Mental da Sesa

Segundo Marlucia Milhomem, coordenadora estadual de Saúde Mental da Sesa, a proposta integra o plano de governo e representa uma conquista histórica para o setor.

“Estamos iniciando a capacitação dos servidores e, na sequência, será estruturado o fluxo de atendimento e organização da enfermaria. A última etapa será a entrega do serviço à população”, explicou a coordenadora reforça que o Ministério Público em Santana acompanha e apoia todo o processo.

A enfermaria terá inicialmente entre dois e três leitos destinados ao acolhimento de pacientes em crise e surto em saúde mental que hoje são encaminhados diretamente ao Hospital de Emergência (HE) de Macapá. Com a nova estrutura em Santana, o objetivo é evitar deslocamentos e oferecer cuidado humanizado próximo da comunidade de origem do paciente.

A primeira etapa da implementação envolve uma capacitação intensiva com os profissionais de saúde do hospital, dividida em três encontros nos dias 17, 24 e 31 de julho. Participam servidores do próprio hospital, do HE e dos Centros de Atenção Psicossocial Casa Gentileza (CAPS III) e Espaço Acolher (CAPS AD III).

A primeira etapa da implementação envolve uma capacitação intensiva com os profissionais de saúde do hospital

Durante a formação, os profissionais recebem orientações sobre acolhimento de pacientes em crise, avaliação das funções psíquicas, contextualização histórica da saúde mental no SUS, apresentação dos fluxos de atendimento da Rede de Urgência e Emergência e da Rede de Atenção Psicossocial do Estado. A capacitação também inclui orientações práticas sobre contenção física e química e o uso correto de medicações, com apoio de um médico psiquiatra.

Enfermeira Karianne Menezes, especialista em saúde mental

A enfermeira Karianne Menezes, especialista em saúde mental e em urgência e emergência, destacou a relevância do serviço para o município. “Santana ainda depende da estrutura do HE em Macapá. Com a criação da enfermaria e capacitação da equipe local, vamos oferecer um cuidado mais qualificado e próximo da realidade dos nossos pacientes, sem precisar sobrecarregar a capital”, comentou.

O diretor do Hospital Estadual de Santana, Jailson Simplício, explicou que a demanda por esse tipo de atendimento já existe na unidade. “Recebemos pacientes em surto regularmente. Hoje, conseguimos estabilizar o quadro e encaminhar ao HE. Com a nova enfermaria, queremos que o paciente tenha o acompanhamento e o tratamento completo aqui mesmo, até sua alta”, ressaltou.

Jailson Simplício, diretor do Hospital Estadual de Santana

A média mensal de atendimentos de pacientes com transtornos mentais no hospital é significativa e demonstra a urgência da implementação.

“Queremos cuidar do paciente aqui, com nossa equipe preparada, sem depender totalmente de Macapá. Esse é um passo importante para transformar Santana também em referência em saúde mental na região”, finalizou o diretor.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde