Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Governo do Amapá capacita moradores do Residencial Miracema em curso gratuito de gastronomia

Iniciativa é uma forma de dar oportunidade e qualificar mão de obra, além de incentivar o empreendedorismo na comunidade.

Por Bianck Bastos
18/07/2025 09h15
Iniciativa é uma forma de dar oportunidade e qualificar mão de obra, além de incentivar o empreendedorismo na comunidade.

Como parte da política de habitação de garantir dignidade e promover oportunidades aos moradores dos residenciais de Macapá, o Governo do Amapá iniciou o curso gratuito de qualificação profissional na área de tortas e bolos que atende os residentes do Miracema, na Zona Norte da capital. O curso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), capacita 21 pessoas.

Autônoma Juciane, de 31 anos

“É uma oportunidade para nós que moramos aqui no Miracema, cada momento aqui está sendo único, e temos que aproveitar porque aqui nós estamos aprendendo como fazer com técnica a elaboração de um recheio, uma torta... é uma área com a qual já tenho familiaridade porque já faço bolo, só que vou sair do curso com uma experiência aprimorada”, comentou a autônoma Juciane, de 31 anos.

O curso garante aos participantes um certificado de 30 horas. Durante os nove dias de aulas, que acontecem no turno da tarde, na cozinha da Escola Estadual Prof°Carlos Alberto Viana Marques, as alunas aprendem diversas técnicas com o chefe de cozinha especialista na área, João Paixão. 

Chefe de João Paixão orientando as alunas

“Estamos no módulo 1, que é o de confeitaria, em que é ensinado a produção de quatro recheios: de brigadeiro, de leite ninho, de cupuaçu e uma geléia de maracujá, juntamente com uma torta de sonho de valsa e pão de ló tradicional de chocolate. Daqui elas já estarão aptas a fazer uma maior produção, e quem sabe ganhar uma renda extra”, explicou o chefe de cozinha.

Os cursos de capacitação nos habitacionais são portas de oportunidades para aqueles que não têm acesso à qualificação profissional gratuita. Além disso, é também o reflexo da mudança de vidas por meio do acesso a conhecimentos que podem ser usados no mercado de trabalho ou até mesmo para iniciar na carreira empreendedora. Os serviços estão sob coordenação da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab), que acompanha de forma contínua a execução das aulas.

Coordenadora do Residencial, Wanny Castro.

“Buscamos sempre parceiros para os cursos de capacitação para os moradores do residencial Miracema, a população participa ativamente, porque é um meio que eles têm de agarrar a oportunidade. Isso mostra que o Governo do Amapá tem esse compromisso com os moradores, de dar esperança por meio da qualificação profissional e alternativas para que eles invistam em algo que possa dar um retorno financeiro”, destacou uma das coordenadoras do Residencial, Wanny Castro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!