Governo do Amapá reforça atividades de segurança no Iapen apreende mais celulares na área externa do instituto prisional
A ocorrência iniciou após os policiais penais avistarem um suspeito colocando os aparelhos em tubos de esgoto.

O Governo do Amapá continua atuando de forma efetiva para coibir a entrada de materiais considerados ilícitos dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Após uma rápida ação de policiais penais que estavam no plantão, foram apreendidos porções de drogas, 14 celulares, carregadores e baterias de celulares, além de tesouras. O material foi interceptado ainda na parte externa do complexo.
A dinâmica da ocorrência, na quinta-feira, 17, iniciou após os policiais avistarem um suspeito pela parte de fora da penitenciária colocando os aparelhos em tubos de esgoto. Após disparos de alerta, o indivíduo fugiu e a equipe de ronda foi acionada e encontrou os diversos ilícitos em uma tubulação que dá acesso ao pavilhão F4, que abriga detentos de alta periculosidade.

“Conseguimos realizar mais apreensão de materiais não autorizados no sistema prisional, no caso, celulares. A atividade ocorreu pela madrugada e houve a tentativa de passar esses equipamentos pelo esgoto para dentro do Iapen. Nossas guarnições foram ágeis e conseguimos evitar que estes celulares entrassem no complexo. Isso reforça a eficácia das medidas adotas para evitar esse tipo de dentro do sistema prisional”, destacou o diretor do Iapen, delegado Luiz Carlos.
Para reforçar as medidas de segurança, o Iapen já instaurou o Procedimento Operacional Padrão da Penitenciária (POP), com atualização de regras e implementação de novas condutas a serem adotadas na unidade.
Outra medida já adotada para manter a segurança interna e externa é o Plano de Segurança Orgânica do sistema prisional estadual, iniciado na última semana e que já foi realizado um sobrevoo técnico nos arredores das unidades prisionais do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), com apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), ação que marca o início da construção de um diagnóstico preciso das vulnerabilidades na área externa do complexo penitenciário.
As apreensões dentro do Iapen já apresentam reduções consideráveis e, dentre os serviços, é possível destacar o trabalho realizado durante a 8ª fase da Operação Mute, quando foram registradas reduções em mais de 50% na apreensão de aparelhos celulares e acessórios no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) em comparação as fases anteriores.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!