Com o apoio do Governo do Amapá, 'Pororoca Digital' conecta a juventude amazônica às novidades da era digital
Com mais de 600 inscrições, o encontro reuniu jovens, criadores de conteúdo, influenciadores e profissionais de plataformas digitais a nível local e nacional, com objetivo de fortalecer o protagonismo amazônico.

O segundo dia do evento inédito de comunicação digital da Amazônia, o Pororoca Digital, iniciativa do Senador Randolfe Rodrigues com apoio do Governo do Amapá, Central Única das Favelas (CUFA/AP) e Norte Telecom, reuniu centenas de jovens, influenciadores, criadores de conteúdo, acadêmicos e profissionais do mundo digital neste sábado, 19, em Macapá.
Com o lema: “Chega de falarem pela gente. Agora, nós vamos contar a nossa história! ”, o encontro teve como principal objetivo fortalecer o protagonismo da juventude amazônica com produção de conteúdo visando a criação do núcleo colaborativo de comunicação estratégica feito pela própria juventude da região norte.
A primeira palestra do dia foi com a jornalista política, Catarina Alencastro, que discorreu sobre a plataforma YouTube, que tem 20 anos no mercado, considerada a maior plataforma de busca de vídeo com mais de 2 bilhões de usuários conectados por mês, além da Inteligência Artificial (IA) que surgiu para democratizar as informações e ajudar na produção criativa, dicas de seguranças e destacou ainda, o uso da boa qualidade de áudio em produções digitais.

“Qualquer pessoa que entra no mundo virtual pode ter sucesso, porque somos únicos. A questão é como desenvolver essa forma de se comunicar e atrair cada vez mais gente, eu encorajaria os jovens, porque o Norte é Amazônia. Os jovens daqui estão em uma região estrategicamente bem posicionados no bioma que presta serviço ambiental para o planeta”, concluiu Catarina.

Uma das participantes foi a acadêmica de jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Jully Lima, de 18 anos, que ficou surpresa com a grandiosidade do evento e disse que recebeu o convite pelos acadêmicos veteranos da instituição.

“Quero aprender sobre tudo, porque esse evento é bem cativante e muito bom para gente. É muito importante que as pessoas participem não apenas por causa da carga horária, mas principalmente para adquirir conhecimentos”, destacou a acadêmica.
A presidente da CUFA/AP, Alzira Nogueira, falou que o evento é um espaço de conexão para construir narrativas de existências, sobre territórios, sobre lugares, que é uma narrativa contra-hegemônica, além de falar do recorte da “economia do creator” que transita do econômico ao político.

“É o primeiro encontro do Pororoca Digital, que traz um conceito bem particular de criação de coletivo de produtores de conteúdo digital. Proporcionando um espaço para conectar pessoas, de troca de ideias, de fortalecimento. Enxergamos uma comunidade de produtores de conteúdo para o digital potencialmente aqui da Amazônia, com juventudes periféricas amazônidas. Então estamos tentando captar também essa diversidade de atores”, pontuou a presidente.
Dentre os temas abordados, o influenciador digital e ativista cearense, Léo Suricato, contou de forma bem descontraída sobre a trajetória na cultura periférica até o sucesso da página Suricate.

Já a edição de vídeos e uso do aplicativo CapCut foi ministrado pelo influenciador cearense, Jozias Gabriel, de 22 anos, que despertou o interesse para o mundo digital após a irmã ganhar um computador, e destacou o regionalismo como um importante foco na busca da referência no mundo digital.

“O diferencial do Norte e Nordeste é a nossa identidade, nosso jeito de ser, a riqueza das nossas regiões e o nosso sotaque também. A nossa palestra despertar para o olhar interno, a gente tenta focar nisso e construir a nossa narrativa para não consumir apenas as coisas do eixo sul e sudeste e dessa forma virar referência para todos os cantos do país, além de se informar e buscar o conhecimento técnico se preparando para chegar cada vez mais longe”, concluiu o influenciador.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!