Programa Zera Fila: Governo do Amapá realiza mais de 4 mil cirurgias no primeiro semestre de 2025
Média é de 600 procedimentos por mês, superando o ano passado, um reflexo dos investimentos da Secretaria de Estado da Saúde.

O primeiro semestre de 2025 mostra um avanço significativo nas cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas realizadas pelo programa Zera Fila, do Governo do Amapá. Entre janeiro e 15 de julho, foram 4,017 mil procedimentos com uma média de 600 cirurgias por mês, superando o ano passado, quando eram 200 mensais.
O número expressivo reflete os milhares de pacientes com histórias de alívio, recomeço e dignidade restaurada de quem aguardava por anos o atendimento. Nesta nova fase do Zera Fila, a gestão é compartilhada com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos) desde dezembro de 2024 e os procedimentos são executados no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), em Macapá. Neste período, foram realizadas 4.376 cirurgias.
"O Zera Fila é mais que um programa, é um compromisso com a vida determinado pelo governador Clécio Luís. Cada cirurgia realizada representa uma conquista para o paciente e uma vitória para a saúde pública. São muitos os desafios, mas nossa meta é seguir avançando, garantindo atendimento digno e humanizado a quem mais precisa", destaca Nair Mota, secretária de Saúde do Amapá.

Especialidades mais procuradas
Os meses de abril e maio deste ano concentraram os maiores volumes de cirurgias realizadas, com 695 e 767 procedimentos, respectivamente, resultado de uma força-tarefa permanente da Secretaria de Saúde, com apoio das equipes multiprofissionais e uso estratégico da infraestrutura hospitalar. Entre as especialidades mais procuradas estão:
Cirurgia geral ==> 1.084 cirurgias
Ortopedia ==> 784 cirurgias
Urologia ==> com 745 cirurgias
Neurocirurgia ==> 356 cirurgias
Cirurgia Vascular ==> 240 cirurgias
O programa também garante acesso a áreas como oncologia, mastologia, coloproctologia, plástica, bucomaxilofacial e outras. As cirurgias são totalmente gratuitas e realizadas com recursos estaduais, priorizando pacientes com maior tempo de espera e condição clínica sensível. A meta do Governo do Estado é manter o ritmo de atendimentos e ampliar ainda mais o alcance do Zera Fila nos próximos meses.

Programa humanizado
Com a implementação do programa Zera Fila, o tempo de espera para a realização de procedimentos cirúrgicos tem diminuído, apresentando resultados positivos que impactam na vida de cada usuário, como a de Jonas de Oliveira Cardoso, de 67 anos.
Ele foi atropelado por uma moto enquanto atravessava a faixa de pedestres no bairro Marabaixo, na Zona Oeste, no início de julho. Após o primeiro atendimento no Hospital de Emergência (HE), ele entrou no programa Zera Fila, mas não acreditava que o procedimento fosse feito de imediato, devido às informações desencontradas que ele recebia quando soube que seria operado.
“Há seis anos, quando tive um outro acidente de moto, isso aqui era um caos. Hoje é diferente. Médico passa todo dia, medicação na hora certa, o cuidado é humanizado. A gente vê que estão cumprindo o que prometeram. Quando o governo diz que saúde é prioridade, hoje eu posso confirmar isso na prática, por estar aqui. Com certeza esse cuidado acontece”, garante o paciente, que já está em casa de alta médica.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!