Governo do Estado fortalece presença nacional do Amapá em pauta climática durante Conferência Brasileira Clima & Carbono, em São Paulo
Durante dois dias, o encontro debateu caminhos para uma economia de baixo carbono e mecanismos de financiamento climático.

O Governo do Amapá participou da Conferência Brasileira Clima & Carbono, realizado em São Paulo (SP). O encontro, que reuniu os demais estados da federação na terça-feira, 22, até esta quarta-feira, 23, colocou em pauta discussões a cerca de alternativas para uma economia de baixo carbono e mecanismos para o enfrentamento dos desafios climáticos.
O Amapá, que participa do evento nacional por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), se posicionou no centro dos debates representado pela coordenadora de Clima e Serviços Ambientais da Sema, Jaqueline Homobono. A conferência é organizada pela Aliança Brasil NBS.

"Neste cenário que é global, o Amapá consolida o seu compromisso com as agendas de enfrentamento à crise climática, conservação ambiental e promoção de mecanismos de valorização dos serviços ecossistêmicos", afirmou Jaqueline.
A conferência reúne especialistas, gestores públicos, setor privado, organizações da sociedade civil, povos e comunidades tradicionais para debater caminhos para uma economia de baixo carbono e mecanismos de financiamento climático.
A participação do Amapá visa ampliar o intercâmbio técnico, fortalecer o diálogo com potenciais parceiros estratégicos e aprimorar o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis, especialmente em temas como mercados de carbono, bioeconomia e justiça climática.

Ainda durante a programação, foram apresentados painéis sobre Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) jurisdicional; precificação de carbono; financiamento climático subnacional; salvaguardas socioambientais e soluções baseadas na natureza. A presença do Amapá nas discussões reforça a importância do estado como referência em conservação e na construção de políticas inovadoras para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
A participação na Conferência Clima & Carbono se insere no esforço institucional do Amapá de garantir protagonismo na pauta climática nacional, alinhando-se aos compromissos assumidos com a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PECISA) e à preparação para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!