Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE NA ZONA NORTE

Governo do Amapá leva serviços de saúde para o 2º Mutirão Nacional da Rede PopRuaJud, em Macapá

Iniciativa promove cidadania para pessoas em situação de rua, com atendimentos médicos, odontológicos e sociais ofertados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Por Karla Marques
24/07/2025 18h30
Ação teve como objetivo garantir inclusão social, cidadania e acesso a serviços de saúde a pessoas em situação de rua

O Governo do Amapá foi parceiro do 2º Mutirão Nacional da Rede PopRuaJud realizado nesta quinta-feira, 24, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Zona Norte (Cejusc Norte), em Macapá. A ação garantiu inclusão social, cidadania e acesso a serviços de saúde para pessoas em situação de rua e em condição de vulnerabilidade social.

A iniciativa é coordenada pelo Comitê Local da PopRuaJud, com base na Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e contou com o apoio de diversas instituições, como o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Justiça Federal, INSS, Caixa Econômica Federal, além de órgãos do poder público estadual e municipal.

Maria do Socorro Monteiro levou a neta, Ana Vitória, de 8 anos, para cuidar da saúde bucal com o programa Mais Sorriso

A ação também beneficiou moradores da Zona Norte de Macapá. Maria do Socorro Monteiro, moradora do bairro Infraero 2, levou a neta Ana Vitória, de 8 anos, para atendimento odontológico no Mais Sorriso, e aproveitou a ação para buscar avaliação oftalmológica para ambas no Mais Visão, ambos programas do Governo do Amapá.

Ana Vitória passou pelo atendimento do Mais Sorriso

“Ela foi avaliada e vai passar por uma extração. Pra mim está sendo muito bom. Essa ação é uma maravilha, porque muita gente aguardava há muito tempo por um atendimento como esse. Ter acesso facilitado ao oftalmologista e a outros serviços importantes aqui na nossa região é algo de muito valor para a gente”, comentou Maria.

Os serviços de saúde foram coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A adjunta de Gestão e Planejamento, Andreia Tiara, acompanhou a ação e reforçou o compromisso do Governo do Amapá com a saúde pública do estado.

“A participação da Sesa em ações como esta fortalece a missão  do Governo de ampliar o acesso à saúde, especialmente para populações em situação de vulnerabilidade. Nosso planejamento estratégico inclui levar serviços de forma integrada, com qualidade e acolhimento, garantindo que políticas públicas cheguem a todos os cantos do Amapá”, destacou Andreia.

Moradores da Zona Norte também aproveitaram os serviços do programa Mais Visão, do Governo do Amapá

Um dos destaques da parceria foi o atendimento do programa Mais Sorriso, que fortaleceu a saúde bucal da população com serviços odontológicos que incluíram avaliação, limpeza, restauração e extração dentária dos pacientes.

Daniel Moraes, coordenador estadual de Saúde Bucal da Sesa

Para o coordenador estadual de Saúde Bucal da Sesa, Daniel Moraes, a presença do programa reforça o compromisso do governo com as populações vulneráveis:

“Hoje a Secretaria de Saúde e o programa Mais Sorriso estão aqui no 2º Mutirão Nacional da Rede PopRuaJud, uma ação alinhada à política nacional de atenção às pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é contribuir com serviços odontológicos diversos para acolher essas pessoas, restabelecer sua saúde bucal e oferecer mais qualidade de vida”, destacou.

Além dos atendimentos odontológicos, a Sesa mobilizou equipes para garantir uma estrutura completa de atendimento em saúde. Foram ofertados serviços de acolhimento, triagem, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos, atendimento à saúde da mulher, saúde mental com apoio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), assistência farmacêutica, atendimento vascular e avaliações oftalmológicas.

Diego Gama, coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas de Saúde do Amapá

O coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas de Saúde do Amapá, Diego Gama, explicou como funcionou a organização dos serviços.

“Foi uma ação integrada e humanizada. Nossas equipes ofertaram atendimentos essenciais como consulta médica, enfermagem, serviços de saúde mental, exames rápidos e oftalmologia. Tudo pensado para dar dignidade e atenção a quem mais precisa", destacou.

O mutirão atendeu centenas de pessoas ao longo de toda a manhã promovendo acesso a serviços públicos essenciais e reafirmando o compromisso do Governo do Amapá com a inclusão, a justiça social e a garantia do direito à saúde. A presença da Secretaria de Saúde e de seus programas reforça o papel do Estado como agente ativo na transformação da realidade das populações em situação de maior vulnerabilidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde