Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá lança programa para apoio psicológico a profissionais da segurança pública

Iniciativa oferece atendimento online, gratuito e sigiloso com foco na saúde mental dos servidores

Por Lucas Mota
29/07/2025 13h45
Projeto beneficia servidores de diversas esferas da segurança pública do estado

O Governo do Amapá aderiu ao programa Escuta Susp, projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltado ao acolhimento psicológico de operadores da segurança pública. A ação chega ao estado como mais uma ferramenta estratégica de valorização do servidor.

No Amapá, o programa é executado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que atua em parceria com o Governo Federal para oferecer atendimento psicológico online, gratuito, sigiloso e desvinculado das instituições de origem dos profissionais, por meio de uma plataforma exclusiva, com acesso a psicólogos capacitados para o atendimento clínico. A proposta é reduzir o impacto psicológico causado pela rotina de trabalho intensa e estressante, comum às carreiras ligadas à segurança pública.

Secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Daniel Marsili

“Esta é mais uma iniciativa do governador Clécio Luís de valorização dos nossos servidores. Sabemos o quanto o trabalho dos nossos profissionais é extenuante, e por isso investimos em ações que reforcem o cuidado com a saúde mental”, destacou o Secretário de Justiça e Segurança Pública do Amapá, Daniel Marsili.

O programa é coordenado tecnicamente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que lidera o projeto em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade de Brasília (UnB). A equipe técnica da UFMG atua no enfrentamento ao comportamento suicida e possui ampla experiência em abordagens psicoterapêuticas virtuais, com resultados clínicos positivos. Os atendimentos são realizados por psicólogos bolsistas de doutorado, mestrado e graduação, com supervisão qualificada e foco clínico.

Criado em maio de 2024, o Escuta Susp iniciou a atuação nos estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Sergipe e no Distrito Federal, e já alcança 24 unidades federativas, consolidando-se como uma política nacional de valorização e cuidado com os profissionais da segurança.

Estiveram presentes profissionais dos núcleos psicossociais que serão complementados pelo novo programa

No Amapá, o projeto beneficia servidores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Politec e Iapen, oferecendo uma alternativa complementar aos núcleos psicossociais já existentes.

A Major Priscilla Farias Ozela, coordenadora do programa no Amapá e responsável pelo eixo de qualidade de vida do servidor de segurança pública, ressaltou que o Escuta Susp representa um avanço importante:

Major Priscilla Farias Ozela, que trabalha diariamente a qualidade de vida dos profissionais de segurança pública

 “Muitos servidores resistem a buscar apoio psicológico nos núcleos internos por serem atendidos por colegas da mesma instituição. O Escuta Susp resolve isso com atendimento externo, sigiloso e especializado, preenchendo uma lacuna histórica no cuidado com esses profissionais”, concluiu.

Com essa nova etapa, o Governo do Amapá reforça o compromisso com a valorização humana, o bem-estar emocional e a qualidade de vida dos servidores da segurança pública, reconhecendo o impacto direto dessas ações na eficiência e segurança da população.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!