Governo do Amapá realiza 800 atendimentos de saúde em três dias de ação nas aldeias Tukay e Kariá, em Oiaoque
Iniciativa fez parte do 1º Festival Cultural Galibi Maworno e contou com serviços médicos, de enfermagem, fisioterápicos, psicológicos e de saúde bucal com o programa Mais Sorriso.

O Governo do Amapá realizou 800 atendimentos e procedimentos de saúde em comunidades indígenas durante o 1º Festival Cultural Galibi Maworno, realizado no município de Oiapoque, no extremo Norte do estado. A ação ocorreu no fim de semana, dias 26 e 27, na aldeia Tukay, e se estendeu na segunda-feira, 28, na aldeia Kariá, alcançando mais famílias dos povos originários.
Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) levaram consultas médicas, vacinação, assistência farmacêutica, testes rápidos, atendimentos nutricionais, psicológicos, de fisioterapia, e odontológicos com o programa Mais Sorriso, com ações voltadas à saúde integral dos indígenas, garantindo acolhimento durante e após o evento cultural.

“A saúde indígena precisa ser vista como um direito fundamental e, esse tipo de ação reforça a presença e o compromisso do Governo do Amapá em territórios tradicionais, que valoriza a cultura, os direitos e a autonomia dos povos originários. Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade e humanizado, respeitando às especificidades culturais e crenças de cada etnia”, destacou a coordenadora de Saúde Indígena da Sesa, Alessandra Macial.
Alessandra reitera que o Mais Sorriso tem atuado de forma intensa nas ações integradas com a saúde indígena. “Afinal, um sorriso saudável e bonito não é apenas estética e, também, bem estar físico e mental”, pontuou.

A programação do festival contou ainda com equipes do Hospital Estadual de Oiapoque (HEO), Secretaria Municipal de Saúde e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). O presidente do Conselho de Caciques de Oiapoque, Edimilson Karipuna, destacou o impacto positivo da iniciativa e agradeceu aos parceiros pela atenção e dedicação.

“O Governo do Estado, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Oiapoque, sempre atende às nossas demandas, aos nossos pedidos feitos pelas lideranças para que o atendimento chegue até as nossas comunidades. Só temos a agradecer por esse olhar carinhoso voltado para as nossas aldeias”, ressaltou Karipuna.
O cacique Jaderlan Hortêncio, da aldeia Kariá, também fez questão de agradecer a todos os envolvidos. “É fundamental expressar nossa gratidão a todos que contribuíram para essa ação, especialmente à primeira-dama, Priscilla Flores, por ter trazido o programa Mais Sorriso para a nossa comunidade. Isso é muito importante para nós”, reforçou.

Mais Sorriso: cuidados odontológicos nas aldeias
O Programa Mais Sorriso, que leva atendimentos odontológicos às comunidades mais distantes, também esteve presente na mobilização. Com uma equipe dedicada, foram realizados 296 procedimentos nas aldeias, beneficiando crianças, jovens e adultos.

Durante a ação, os moradores passaram por avaliação bucal, receberam orientações sobre higiene e, quando necessário, foram submetidos a procedimentos clínicos essenciais. Daphne Macedo, coordenadora estadual de Saúde Bucal Sesa, destacou o impacto do programa à população.
"É extremamente gratificante observar o impacto positivo que o Mais Sorriso gera. Nossa equipe leva atendimento de qualidade e excelência às comunidades indígenas, com o objetivo não apenas de cuidar da saúde bucal, mas também de promover a valorização e o cuidado integral da saúde", destacou Daphne.
Com ações como essa, o Governo do Amapá reforça seu compromisso com a inclusão e o acesso digno à saúde, assegurando presença constante do Estado em territórios tradicionais e respeitando a diversidade cultural dos povos indígenas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!